domingo, 25 de outubro de 2009

O melhor de cada idade

SAIU NA REVISTA VEJA DESSA SEMANA (edição 2135 - ano 42 - nº 42 de 21 de outubro de 2009):

O MELHOR DE CADA IDADE

A fase mais criativa da vida de cientistas e artistas está diretamente ligada à idade. Isso é o que mostra uma pesquisa da Universidade de Vírgínia sobre a relação entre a capacidade cognitiva e as fases da vida.

A PARTIR DOS 22 ANOS:

A velocidade de raciocínio, a visualização espacial e a capacidade de estabelecer conexões lógicas entre os fatos se encontram no auge. De fato, a maioria das grandes descobertas matemáticas foi feita por cientistas com menos de 27 anos: Albert Einstein publicou a Teoria da Relatividade aos 26 anos. O americano James Watson descobriu a estrutura do  DNA aos 25 anos.

APÓS OS 27 ANOS:

O raciocínio começa a ficar mais lento, embora não menos exato, e a visualização espacial já não é tão boa. Perto dos 40 anos, a memória entra em declínio. É a fase mais produtiva da vida dos artistas. Com objetivos claros e domínio da técnica, eles podem consolidar sua obra. Ludwig Van Beethoven compôs a Nona Sinfonia aos 54 anos. Pablo Picasso pintou Guernica, uma de suas obras mais conhecidas, aos 56 anos.

AOS 60 ANOS:
A capacidade de acumular conhecimentos entra em declínio. Mas é na maturidade que muitos escritores têm sua melhor fase. Machado de Assis escreveu Dom Casmurro, sua obra mais intrigante, aos 60 anos. O inglês Alfred Hitchcock dirigiu uma dezena de filmes depois dos 60 anos, entre eles os clássicos Os Pássaros e Psicose.

Reportagem de Leandro Narloch de Princeton: Veja; A saga de uma mente genial; pag. 100 -101


Confiram a reportagem na integra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!