sábado, 9 de janeiro de 2010

Regras básicas de boa educação e etiqueta para todos!

No Currículo da Sua Vida não tenha nada que o Desabone:

Nunca furte nem se aproprie de nada que não seja seu.
Não minta, não aceite propinas nem corrompa ou engane ninguém.
Não naturalize seus erros com desculpas.
Pague sempre o que deve em dia.
Não cole, não tome o trabalho dos outros como próprio e não finja que alguém fez um trabalho que não fez.
Não fraude nem prejudique os outros inclusive por serviços mal prestados.
Não tenha amantes nem se envolva com pessoas casadas.
Não se exceda na bebida, não fale mal dos outros, nem verdades nem mentiras.
Etc.

A pessoa educada sabe, por exemplo, que:

A mesa não é lugar para se sentar
que não tem direito de sujar o meio ambiente, os prédios, ou os transportes públicos.
Sabe ainda que um jantar na casa da avó não precisa ser um “embalo de sábado à noite” para que se participe com interesse.
A pessoa educada está em todos os lugares com elegância respeitando aos demais e não pendente dos próprios interesses todo o tempo.
Devemos facilitar a vida do próximo, consolar os aflitos, não criar problemas de convivência, prestar pequenos serviços quando se ofereçam. Sorrir e cultivar o bom humor transmitindo serenidade e alegria, etc.Vistas assim, as boas maneiras vão desde nunca dizer nada de mau gosto, passando por evitar fazer barulho ou insistir naquele cacoete ou mania que sabemos que irrita quem convive conosco, tornando o convívio conosco um verdadeiro martírio. Ou, antes, de mudarmos um canal de rádio ou televisão consultamos os demais presentes. E tantas outras ocasiões em que podemos nos esforçar para ver o “lado” do outro.

As boas maneiras tornam o convívio mais harmonioso a começar pelo convívio familiar.

Agradeça, desculpe-se e peça licença com igual dignidade.
Aceite um elogio sem falsas modéstias e recusas constrangendo quem quis lhe prestar uma homenagem.
A pessoa educada não é vulgar: nem no gosto, nem nos vulgares aplausos, mas pessoa de tal inteireza de caráter que nem o meio ambiente ou a rodinha de amigos conseguem fazê-la falar palavrão, mentiras, mal dos outros etc.
Conviva bem com o defeito dos outros.
Bom dia!, Perdão! Desculpe, com prazer, obrigado, não há de que, por favor, Bom dia, noite. Sempre. Com todos. Com pai e mãe inclusive.
Fale baixo, mas não inaudível. Jamais, nunca fale alto.
Não fale de boca cheia. Espirros, bocejos cubra com um lenço. Não os remarque se alguém os fizer à mesa. Não palite os dentes na mesa.
Não comente aspectos íntimos como assunto de conversa. ("- Estou apertado!", por exemplo).
Não interrompa as conversas. Não dê respostas inconvenientes ou faça "brincadeirinhas" que desdenham dos outros. Não ignore a necessidade e os interesses, de quem está à sua volta.
Ao discordar de alguém ou reprovar alguma coisa não seja antipático. Não demonstre má vontade, ou faça caras de tédio e desinteresse, ou sons de deboche.
Se você deve, pague.
Se você sujou, limpe.
Evite fazer ruídos na rua, à noite para não incomodar quem dorme. Evite incomodar aos outros com qualquer coisa que você já sabe que irrita a quem convive com você.
Respeite as pessoas que acreditam em coisas diferentes de você.
Reclame se tiver que fazê-lo. Mas sempre de forma educada, através dos canais competentes, eficientemente. Se possível vença, contribua para isso. Ignorar não é senão comodismo.
Ter espírito de sacrifício e não ter preguiça para realizar essas pequenas tarefas da vida cotidiana como acordar, tomar banho, executar suas tarefas da casa, manter o quarto em ordem, fazer os deveres de casa, mostrar-se respeitoso e considerado com os demais, etc. e sem reclamações.
Não reclamar de calor, frio, incomodidades, etc.
Não querer ser centro de atenção, não falar de si mesmo o tempo todo, mas interessar-se pelas pesssoas próximas e pela vida em sociedade e seus problemas.
Controlar-se na gula.
Não falar mal dos outros, nem desenvolver a crítica gratuita e as “brincadeiras” de mau gosto.

E muito mais no site
Vale a pena conferir. E nunca esqueça que educação se alia a boas maneiras com você, com a sua família, amigos, com o trabalho, vizinhos, sua cidade e com o planeta.

2 comentários:

  1. Qualquer pessoa que leia esta postagem,será influenciada a ter estes mesmos comportamentos designados acima! Uma postagem muito útil e verdadeira, onde explica como ser um cidadão correto e bem-educado. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá "Anônimo", desculpe lhe chamar assim, mas é a única informação que tenho sobre a sua identificação. Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário. Realmente se todos seguissem essas regras o mundo seria muito melhor.

    Volte sempre!

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!