segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Odontologia Estética: Substituição de restaurações

Odontologia Estética

Substiuição de restaurações de Amálgama por restaurações em Resina Composta Fotopolimerizável

Antes

Depois

O AMÁLGAMA é um material restaurador "auto-selante", pois, com o tempo, produtos da corrosão se depositam na inferface dente/restauração. É um material com boa qualidade no que diz respeito a resistência, longevidade (depende e muito dos hábitos alimentares e higienização da pessoa) e adaptação com o passar do tempo, mas é um material que perde em estética (é metal e com o processo de corrosão se torna escuro), leva a manchamento ao dente (ficam mais escuros)

A infiltração ao redor da restauração decai à medida que elas ficam antigas, tornando-se mais difícil o aparecimento de cárie recorrente.

A RESINA COMPOSTA FOTOPOLIMERIZÁVEL é um material restaurador contituído principalmente por uma matriz orgânica (parte mais úmida), uma carga inorgânica (mais sólida) e um silano (agente de união). A matriz orgânica é considerada o corpo da resina composta. Pode apresentar baixa, média ou alta viscosidade, e isso interfere facilitando ou dificultando a manipulação e inserção do material nas cavidades dos dentes. É um material indicado para restaurações em dentes anteriores e posteriores. São estéticamente aceitáveis, apresentam resistência adequada, longevidade (depende dos hábitos alimentares e higiene da pessoa).

A indicação pela substituição de uma restauração de amálgama por resina composta deve ser vista e analisada criteriosamente pelo cirurgião dentista e quando feita, abre-se todos os parâmetros de cuidados, higiene e retorno ao consultório.

Referência: Junqueira PCR e Coimbra JL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!