quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Odontologia - Cárie dental

lesão de cárie na dentina, inicialmente, um ponto marrom envolvido por uma área branca (segundo molar) é o único sinal de uma cárie extensa até a dentina (na figura a esquerda). Se não tratada, a lesão de cárie vai se estender até a polpa (área central do dente e avermelhada na figura a direita baixo).

Cárie Dental

A doença cárie é uma das manifestações bucais mais comuns e é resultante da ação direta de microorganismos (bactérias específicas) associadas com outros fatores.

A fermentação da sucrose e de outros açúcares não-lácteos pelas bactérias da placa em ácido lático ou outros ácidos causam descalcificação dental, com proteólise, resultando em lesões de cárie (cavitação). O organismo principalmente responsável é o streptococcus mutans. As lesões de cárie têm diminuido nos últimos anos, principalmente por causa do efeito protetor do flúor, mas ainda são mais prevalentes em pessoas desfavorecidas e que sofrem privação, especialmente quando em crianças em idade pré-escolar.


Manual de saúde bucal

2 comentários:

  1. Muito bom.Tb sou C. Dentista e ingressei num PSF do interior paraibano.Local de difícil atuação.É na zona rural,apesar de ter energia elétrica,sofremos pela falta d'água além do mais a unidade encontra-se em reforma.Estou procurando uma forma de atuar, de levar educação em saúde. Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado colega C. dentista pela visita e por ter gostado do blog. Meu intuíto é sempre levar conhecimento, respeito, credibilidade, entretenimento...
    Sobre a questão de você atuar em condições não tão favoráveis me remota ao pensamento que devemos lutar sempre, lutar por aquilo que acreditamos ser o correto e o melhor, lutar para que outros possam continuar a viver e viver com dignidade. Parabéns pelo seu esforço e continue na prevenção porque a promoção em saúde é uma constante e comprovada eficicácia.

    Volte sempre e estou a disposição.

    Qual o seu nome?

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!