terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cidade de Piraquê - TO

PIRAQUÊ


Piraquê é um município brasileiro do estado do Tocantins. Localiza-se a uma latitude 06° 46' 25" sul e a uma longitude 48° 17' 49" oeste, estando a uma altitude de 186 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3 371 habitantes. Possui uma área de 1178,69 km². Diz a lenda que a cidade foi batizada por Adelcides Carneiro ( O Dedé Carneiro), Anésio Carneiro e Sinésio Carneiro, em 1972 ,quando ao seguirem pela estrada de boiada , que levava para Babaçulândia, e descansarem na beira de um córrego mataram neste córrego um peixe-elétrico que na região chamam de poraquê.

O córrego foi chamado de Poraquê e a região também, a povoação no local recebeu de igual forma o nome que aos poucos foi mudado para Piraquê por causa do linguajar local. Os primeiros habitantes do local foram duas famílias de desbravadores, os Carneiros, cujo representante era Altino Sousa Carneiro, e os Cerqueiras cuja maior representante era Maria Cerqueira Silva.

A cidade é cercada por grandes latifúndios onde se criam gado de corte. O primeiro prefeito foi Zeca Batista, nomeado em 1990, que conseguiu a emancipação do município que pertencia ao município de Xambioá, e depois ao de Wanderlândia, em 1990. Zeca Batista governou por mais um mandato, após o mandato de prefeito nomeado que durou dois anos, de 1993 a 1996, agora como prefeito eleito, e em 1997 seu filho, conhecido por João Goiano, foi eleito prefeito.

Em 2004, Olavo Júnior Macedo foi eleito prefeito. Com a política de Reforma Agrária do Governo Federal, a cidade de Piraquê tornou-se um pequeno centro agropecuário e agricultor devido aos projetos de assentamentos rurais de Mantiqueira, Santa Marta, Brejão e Boa Esperança, que aumentaram o número de habitantes do município na zona rural e conseqüentemente impulsionaram a economia local com produção agrícola e agropecuária.

Chega-se a Piraquê por duas vias, uma estrada vicinal de terra batida que a liga a Rodovia Belém-Brasília, e uma rodovia estadual que a liga ao município de Wanderlândia. No Município há a região dos Carneiros, um conjunto de fazendas da família Carneiro, influente nas decisões políticas locais.

14 comentários:

  1. "construir amigos; enfretei derrotas;venci obstânculos,bati na porta da vida e disse-lhe:não tenho medo de vivê-la.(augusto cury)"
    "Que a bondade esteja sempre no seu coração,e continue sempre SOLIDÁRIO COM O PRÓXIMO, OBRIGADO POR FAZER PARTE DA PASTORAL DA CRIANÇA. QUE DEUS ABENÇÕE VOCÊ E SUA FAMILÍA. UM ABRAÇO DA ROSÂNGELA E LUZANIRA.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela belas palavras a mim destinado, e visitam sempre o meu blog e participem também.

    Ser voluntário é de extrema importância para a construção da cidadania, da amizade, do cooperativismo e da ação de fazer o bem ao próximo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. "NÓS É QUE AGRADECEMOS PELA SUA DEDICAÇÃO NA PASTORAL DA CRIANÇA,SE TODOS PROFISSIONAIS DE DIVERSOS ARÉAS SE EMPENHASSE COMO VOCÊ O MUNDO SERIA BEM MELHOR E MAIS HUMANO.A VERDADEIRA RIQUEZA DE UM HOMEM É O BEM QUE ELE FAZ NESTE MUNDO PARA O PRÓXIMO"...
    ABRAÇO.....ROSÃNGELA E ...LUZANIRA.

    ResponderExcluir
  4. Olá André,tudo bem?
    Sou a Gecilene, nasci em Piraquê e amo todas as pessoas de lá!Descordo com a data em que surgiu a cidade ou povoado, sei lá, nasci pouco depois do ano de 1972, e acredite aquilo lá já existia.
    Mas tudo bem, obrigada por falar bem da minha cidade.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Ola Gecilene, tudo bem comigo. Sobre a data quando surgiu a cidade, esses dados obtida na própria prefeitura e na internet. Mas 1990 é a data da emancipação política, quando a cidade se tornou município independente e largou a denominação de povoado. Sei que existia casas muito antes disso, mas não era emancipado.
    Obrigado pela observação e por participar.
    Participe sempre e seja sempre bem vinda ao blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns drº André pela iniciativa, em divulgar um pouco do nosso municipio.

    ResponderExcluir
  7. Drº André, gostei da iniciativa de falar um pouco sobre nossa cidade, mas eu,professora Santana, sou filha de Piraquê, nasci em 1967 e olha que meus pais já residiam aqui há muito tempo. E até onde sei o fundador foi o senhor Modesto Rocha Carvalho.O nome da cidade realmente originou-se do peixe.( poraquê).Na oportunidae agradeço pelo seu serviço prestado à comunidade, que por sinal é um execente trabalho.Parabéns. Professora Santana.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Dona Santana pela visita e pelas informações. É assim que construimos o mundo com pessoas ao nosso lado fazendo tudo de melhor. Volte sempre e obrigado pela atenção. Parabenizo-a pelo trabalho que faz na educação.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Doutor André pela iniciativa de vossa pessoa em falar bem de uma cidade naqual você mora e trabalha sinto-me orguhosa por uma pessoa de tão longe saber tanto da história de uma cidade que meus pais escolheram para criar, educacar em fim oferecer conforto para seus filhos, parabéns mesmo... Lhe felicito pelo ótimo trabalho que véns desenvolvendo nesta municipalidade...Professora Franisca das Chagas...Abraços...

    ResponderExcluir
  10. um homem de muita competência no trabalho, tambem um homem de sabedoria sobre nossa querida cidade de piraquê-to.
    parabeniso por falar dessa cidade que vai e continuarà crescendo...
    eu :gustavo ribeiro da rocha: como cidadao jovem , tenho orgulho dessa cidade como tenho orgulho de suas palavras de carinho referente a piraquê e agradeço seu carinho a nossa cidade. cidadao . gustavo filho de arialbino e maria josé.

    ResponderExcluir
  11. Olá Gustavo, obrigado pela visita e pelo comentário. Obrigado pela palavras a mim destinadas. Mesmo eu não morando mais em Piraquê, estou sempre torcendo para a cidade se desenvolver, progredir e o povo ter melhor qualidade de vida.

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  12. em tem razao de falar pois foi ai onde comecou a carreira odontologica mais nem tanto e assim
    os dia mais ruim foi o prefito que entre aspa nao tem apoio forte na politica dancou como mau gestor vergonha pra piraque e voces que disse muda piraque se foce os batista nao tinha dado em nada por que o tocantins quem tem padrinho forte nao se roda mais como foi se apegar au marcelo e gaguinho se lascou se tivesse pensadoum pouco tava tranquilo obrigado essa e minha opiniao

    ResponderExcluir
  13. Ola Andre a estrada tem 2 anos que nao e mais de terra batida,venha visitar nos pois de pessoas boas como voce,sentimos saldades!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. HUM ADOREI SEU BLOG, E MUITO OBRIGADO POR FALAR BEM DA NOSSA CIDADE!!!!

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!