domingo, 31 de janeiro de 2010

Odontologia: Doença periodontal compromete as condições sistêmicas


CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA

As alterações nos exames de rotina como hemograma, coagulograma, glicemia,pressão arterial, frequência cardíaca, triglicérides, colesterol, etc., traduzem riscos iminentes de coronariopatias e/ou acidente vascular cerebral, em pacientes portadores de distúrbios cardiovasculares. Fortes correlações entre doenças periodontais e partos de crianças prematuras e com baixo peso tem sido relatadas. Os especialistas comentam que a terapia peiodontal facilita o controle metabólico dos pacientes diabéticos. Relatam também que o estresse psicológico aumenta o risco de doenças, inclusive bucais, por interferir nas reações de defesa do organismo, e enfatizam que as alterações hormonais são fatores predisponentes para os problemas periodontais.
Enfim, os autores evidenciam que tanto a estabilidade emocional quanto a biológica dos pacientes são os alicerces do equilíbrio tecidual e da homeostase sistêmica. Estamos, portanto, frenta à Clínica Odontológica Integrada, cujo princípio básico é utilizar esquemas terapêuticos que considerem os desequilíbrios sistêmicos e locais.
Fonte: Jornal Brasileiro de Clínica Odontológica Integrada.


2 comentários:

  1. ola dr., sou tsb e gostei muito de tudo que vi.
    sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Olá, que bom que gostou, obrigado pelo comentário, volte sempre e lute sempre pela sua profissão TSF, nos da Odontologia agradecemos imensamente o trabalho de vocês.

    Abraço.

    André

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!