sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Os Jardins Suspensos da Babilônia


Os Jardins Suspensos da Babilônia foram uma das sete maravilhas do mundo antigo. É talvez uma das maravilhas relatadas sobre que menos se sabe. Muito se especula sobre suas possíveis formas e dimensões, mas nenhuma descrição detalhada ou vestígio arqueológico foi encontrada, exceto um poço fora do comum que parece ter sido usado para bombear água. Seis montes de terra artificiais, com terraços arborizados, apoiados em colunas de 25 a 100 metros de altura, construídos pelo rei Nabucodonosor, para agradar e consolar sua esposa preferida Amitis, que nascera na Média um reino vizinho, e vivia com saudades dos campos e florestas de sua terra. Chegava-se a eles por uma escada de mármore. Também chamados de Jardins Suspensos de Semiramis, foram construídos no século VI a.C., no sul da  Mesopotâmia, na Babilônia. Os terraços foram construídos um em cima do outro e eram irrigados pela água bombeada do rio Eufrates. Nesses terraços estavam plantadas árvores e flores tropicais e alamedas de altas palmeiras. Dos jardins podia-se ver as belezas da cidade abaixo. Não se sabe quando foram destruídos. Suspeita-se que sua destruição tenha ocorrido na mesma época da destruição do palácio de Nabucodonosor, pois há boatos de que os jardins foram construídos sobre seu palácio.

Nabucodonosor - rei da Babilônia (630 a.C.?-562 a.C.). Durante seu governo a Babilônia atinge o auge de sua prosperidade e hegemonia, sendo conhecida como "Rainha da Ásia". Nabucodonosor II, filho do general Nabopolassar, fundador da dinastia caldéia, sobe ao trono em 605 a.C., depois da morte do pai. Transforma a cidade Babilônica em centro cultural, comercial e financeiro do mundo antigo. A maior realização de seu reinado é um conjunto arquitetônico para proteger a cidade de invasões. Compreende a Torre de Babel, com 250 m de altura, os Jardins Suspensos e um canal de defesa ligando os rios Tigre e Eufrates, a 40 km da Babilônia, cercado por um muro em toda a sua extensão (o Muro dos Medas).


Representação dos jardins suspensos da Babilônia, como imaginados por Martin Heemskerck. Na pintura, a Torre de Babel aparece ao fundo.


Líder militar de grande energia e crueldade, aniquila os fenícios, derrota os egípcios e obtém a hegemonia no Oriente Médio. Estende o Império Babilônico até o Mar Mediterrâneo. Em 598 a.C., conquista Jerusalém e realiza a primeira deportação de judeus para a Mesopotâmia, episódio conhecido como "O Cativeiro da Babilônia". Com a sua morte e sem um sucessor com a mesma força, os babilônios caem diante dos exércitos persas, na noite de 5/6 de outubro de 539 a.C. pelo Rei Ciro da Pérsia, que desviou o curso do rio Eufrates para poder penetrar na cidade. Nessa noite, uma festa estava sendo dada em honra de Belsazar, Rei de Babilónia em exercício.

Nos tempos modernos: Saddan Hussein, um antigo presidente do Iraque, quando em vida ofereceu uma recompensa de milhões de dólares para quem pudesse apresentar uma explicação plausível de como os Jardins Suspensos eram irrigados. As condições de vitória eram que não se poderia utilizar quaisquer métodos modernos, como computadores, e calculadoras para calcular a hipótese.
 
 
Fontes:

30 comentários:

  1. Adorei!
    Maravilhoso!
    Obrigado
    Aurea Rique

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por ter gostado Aurea Rique e volte sempre.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. demais
    muito legal
    entendi muito melhor com vcs do q com a minha prof

    ooooooooooootttttttttttttttttttttttiiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Obrigado "Anônimo", infelizmente não sei o seu nome, mas fico feliz de poder ter comtribuido para o seu entendimento. Volte sempre!

    Abraço,


    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  5. Andre gostei muito do seu blog e alias vc e lindo! bjs Elisete

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Elisete, volte sempre!

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. Poxa sempre tive uma curiosidade muito gde sobre este assunto,por mais que os professores ensinassem não conseguiram atingir a dimensão que em breves palavras vc nos tranmite.Parabens e obrigada, vc tem um profundo bom gosto

    ResponderExcluir
  8. Olá Baixinha, obrigado pela visita, pelo comentário. Fico feliz em saber que o meu trabalho de procura na internet, da elaboração do texto tenha lhe ajudado de alguma forma em sua curiosidade sobre o tema. Realmente, Os Jardins Suspensos da Babilônia é um tema muito interessante. Comente com seus amigos, volte sempre ao blog e deixe sua opinião é muito importante.

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei o seu blog, por sinal gostaria de usar na minha monografia de design de moda, como tema da minha coleção, precisamente precisaria de mais informações de que tipos de plantas se cultivavam e qual era a temperatura naquela época , pois dependendo da resposta, essas plantas poderão virar estampas (de florais ou somente folhagens não sei...)das roupas que eu tenho que fazer.
    A propósito parabéns pelo trabalho, se não fosse pelo seu blog, jamais saberia dessa história impressionante

    ResponderExcluir
  10. Olá Liliane, obrigado pela visita e pelo comentário. Fico feliz em saber que de uma forma ou outra posso contribuir para a melhoria no seu aprendizado e aperfeiçoamento. Euaparticularmente, não sou históriador e não tenho essas informações sobre quais plantas eram cultivadas, mas acredito que em pesquisas acabamos por encontrar.

    Estou a disposição para ajudar e volte sempre que quiser. Sua opinião é muito importante.

    Abraço.


    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  11. Olá André,sua postagem me ajudou muuuuito valeu!!!

    ResponderExcluir
  12. OLá Michelli, obrigado pela visita ao blog, pelo comentário. Fico feliz em saber que a minha postagem ajudou você de alguma forma.

    Volte sempre, espalhe para seus amigos, colegas e faça o blog bombar mais ainda rs

    Bom fim de semana.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  13. bote una resposta clonpietia

    ResponderExcluir
  14. Olá João, obrigado pela visita. Teve alguma dúvida que poderia ajudar?

    Atenciosamente,


    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  15. JOSÉ CARLOS PENTEADO8 de junho de 2011 às 21:13

    ASSISTÍ UM FILME CERTA VEZ, CREIO QUE ALEXANDRE O GRANDE EM QUE BABILÔNIA FOI CONQUISTADA E TOMADA....NESTE FILME APARECE A ENTRADA DO EXÉRCITO NO INTERIOR DO PALÁCIO E, COMO NÃO HÁ RELATOS OU PROVAS MATERIAIS DOS JARDINS, COM A MONTAGEM DAQUELE CENÁRIO PODEMOS TER UMA IDÉIA DA GRANDIOSIDADE DAQUELES JARDINS...ACHO QUE A OSTENTAÇÃO OBTIDA COM OS TESOUROS E ESCRAVOS CONQUISTADOS PERMITIAM TAIS OBRAS...ISTO TUDO É MUITO FASCINANTE.

    ResponderExcluir
  16. Olá José Carlos Penteado, inicialmente quero agradecer pela visita ao meu blog e pelo comentário, obrigado!

    Sobre "Os Jardins suspensos da Babilônia" concordo com você, foi em "Alexandre o Grande" que eu quando assisti fiz uma observação semelhante a sua, é fascinante poder saber que houve uma obra tão bela, grandiosa e misteriosa, pena que não temos registros concretos e reliquias, só história, relatos. As sociedades com o passar do tempo deixam se perder a história em realidade, uma pena. Mas fica a criatividade dos cineastras, dos históriadores, dos estudantes, dos curiosos e de quem realmente interessar imaginar, criar e saber mais sobre essa maravilha do mundo antigo.

    Volte sempre!

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  17. ai gostei muito da historia! pena é nao saber de como foi contruido os jardins e de como desapareceu!? não é mesmo?


    allan anderson!

    abraço.

    ResponderExcluir
  18. Olá Allan Anderson, obrigado pela visita ao blog e pelo comentário. Realmente, a história dos Jardins é fascinante, interessante e misteriosa. Infelizmente não é registros concretos da existência dos Jardins suspensos, há relatos, escrituras. A sociedade antiga fez questão de usar a ignorância, a guerra e a maldade para destruir tudo de belo que outras gerações podessem conhecer. Fica a curiosidade, a criatividade e a imaginação.

    Volte sempre!

    Abraço e boa semana.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  19. e simples ojardim suspenço da babilonia foi feito apos eles descobrirem que atingindo o lençol freatico obitiao agua com mais força e era inrigado desta forma pela força da agua subtrrania

    ResponderExcluir
  20. posta algo sobre as piramide do egito antigo

    ResponderExcluir
  21. Olá River, obrigado pela visita, comentário (enriquecedor sobre a forma como era feito a irrigação pelo lençól freatico) e sugestão.

    Vou procurar e postar sim sobre as pirâmides do Egito. Valeu pela dica e volte sempre!

    Abraço

    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  22. adorei este blogue porreta numca tinha visto nada igual abraço..meu quirido andre..

    ResponderExcluir
  23. realmente muito bom! poly bjux

    ResponderExcluir
  24. Obrigado Nandim Estevam e "Anônimo" pela visita, pelos comentários e voltem sempre.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  25. otimo, ja marquei como favorito!

    ResponderExcluir
  26. OLA PARABENS PELO SEU BLOG.
    COMO PAISAGISTA E CRISTÃO,ESSE JARDIN SEMPRE ME DISPERTARAN CURIOSIDADE ,SÓ SEI DIZER QUE NA BIBLIA NO LIVRO DO PROFÉTA DANIEL HÁ POUCO RELATO SOBRE ELE.
    SEI QUE FOI NUMA ÉPOCA MUITO PRÓSPERA ( ÉPOCA DO OURO)DO REI NABUCODONOSOR.
    MÁS AQUI NO SEU BLOG CONCEGUI MATAR MINHA CURIOSIDADE VENDO AS INLUSTRAÇÕES PARABENS.
    ANDRÉ ALVEZ CORRÊIA

    ResponderExcluir
  27. Obrigado André (meu chará - risos) pela visita ao meu blog e pelo comentário. Se ele existiu mesmo, deve ter sindo uma grandiosa obra e bela.

    Volte sempre!

    Abraço.


    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, André!

    Estava lendo um livro sobre a História da Arte, então comentaram sobre os jardins suspensos da Babilônia, fiquei muito curiosa!
    Gostei muito da explicação e pude entender a importância desse monumento tão inigmático, mas muito fascinante!
    Obrigada pela explicação.
    Até mais...

    ResponderExcluir
  29. gostei mto bom mesmo!!! Letícia

    ResponderExcluir
  30. quando foi feito A PINTURA JARDINS SUSPENSOS DA BABILONIA ?

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!