quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Acabe com o estresse treinando a mente


O que é estresse? É um instinto. O corpo reage quando se depara com uma ameaça. Real ou imaginária. A pressão arterial sobe, a freqüência cardíaca aumenta, a respiração fica ofegante, os músculos ficam tensos, dá dor de barriga.

Observem que eu disse ameaça real ou imaginária, você pode tanto estar sendo atacado por uma pessoa furiosa como pode estar imaginando que o namorado vai romper com você porque está um ar distante, ou que o chefe vai te demitir, independente disso ser verdade, se te passou pela cabeça o corpo acredita e começa a reagir como se fosse verdade. Na realidade seu cérebro não sabe o que é real, tanto o que você apenas pensa, como o que você vive de fato, é percebido pelo cérebro como realidade.

E tem pesquisadores desenvolvendo técnicas pra que a gente possa treinar a mente da gente pra ser mais feliz. Isso dá mesmo pra ser feito pelo seguinte motivo:

Você é do jeito que é, ou seja, infeliz, entusiasmado, cismado, carrancudo, pró-ativo, enfim, tanto suas qualidades como defeitos psicológicos vem de três fontes. Uma é a genética. Você é assim porque recebeu gens que determinam seu estado de humor. Mas não é só a genética, tem também o ambiente, ou seja, você é do jeito que é porque aprendeu ser assim, aprendeu porque lhe disseram pra ser assim, “menina dê a vez para as outras pessoas” aí você aprende que você nunca tem vez, que todo mundo é mais importante que você. Aprendeu porque viu exemplos de pessoas sendo assim, viu seu pai ser demitido e ficar em casa arrasado, e com isso aprendeu que não adianta lutar, o negócio é desistir.


Se você teve um pai que vivia dizendo “ninguém é amigo de ninguém, todo mundo trai quando tem uma oportunidade”, claro que você vai aprender a ser inseguro, você aprende a ter uma visão negativa a respeito das pessoas. E claro que você vai aplicar isso nos seus relacionamentos pro resto da vida, qualquer amigo ou namorado que arrumar vai viver sob seu olhar desconfiado. Enfim, a vida ensina de tudo quanto é jeito. Mas a terceira fonte é a mais bacana, você é do jeito que é por sua causa mesmo. É isso aí! você pode contar com você pra ser o que você quiser ser. Ou seja, através de atividades intencionais você pode determinar o quanto será feliz.

Ou seja... você pode se treinar a se sentir melhor, independente do que esteja acontecendo na sua vida. O seu cérebro vai acompanhar esse treino e vai se alterar. Você vai funcionar diferente. Quer ver um exemplo. Monges budistas, que treinam meditação muito intensamente trabalhando a compaixão, eles tem a parte do cérebro responsável pela empatia e pelo altruísmo bem aumentada, esse é o lado esquerdo do cérebro. As conexões entre as células nervosas ficam mais fortes, é como quando você faz musculação, as conexões entre as fibras do músculo do seu braço ficam mais fortes. Mudar os pensamentos é como fazer musculação no seu cérebro.

Além de aprender porque me faz bem saber que no mundo não tem só desgraça, tem ciência pesquisando e entendendo como a cabeça do ser humano funciona e desenvolvendo estratégias pra uma vida muito mais equilibrada, eu aprendo porque posso aplicar na clinica com cada paciente meu e ver o resultado ali na minha frente.
 
(Marisa de Abreu - Psicóloga)
 
 
 
Leia o texto na íntegra no site da própria Dra. Marisa de Abreu: http://www.marisapsicologa.com.br/Acabe_com_o_estresse_treinando_a_mente
 
 
O texto é excelente!!!
 
 








Um comentário:

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!