quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cigarro e medicamentos, uma combinação nada correta.

Cigarro reduz o efeito de medicamentos.



O hábito de fumar diminui as concentrações atingidas pelo antibiótico testado


 
Todos os fumantes sabem os males que o tabagismo causa ao organismo das pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é fator de risco para mais de 50 doenças e responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil. Mas agora um estudo de graduação da faculdade de Odontologia de São Leopoldo Mandic, com sede em Campinas, sugere que o cigarro pode afetar de forma negativa a atuação de antibióticos e interferir na eficácia do tratamento proposto.

 
A pesquisa é de Fabiana Pinchetti Nolasco, para chegar ao resultado foi preciso avaliar a biodisponibilidade (quantidade efetiva do medicamento) do antibiótico Metronidazol em pacientes fumantes, normalmente receitado em casos de tratamentos de doenças periodontais, como gengivite e periodontite, além de tratamentos ginecológicos, entre outros.

 
A universitária selecionou um grupo de pessoas que fumavam 20 cigarros por dia e um grupo de não fumantes. O objetivo foi analisar a concentração do Metronidazol na corrente sanguínea e na saliva antes, durante e após a ingestão do medicamento nestes pacientes, para verificar se o hábito de fumar diminui as concentrações normalmente atingidas pelo antibiótico testado.


Foi possível notar que, o cigarro pode interferir na ação do Metronidazol no organismo de fumantes, significando alteração de sua metabolização e uma provável interferência na eficácia do tratamento de doenças com o uso deste medicamento.

 
Segundo Christiane Toriy, odontóloga e tutora do Portal Educação, o trabalho desenvolvido tem por objetivo demonstrar que o cigarro reduz a eficácia do medicamento metronidazol. “Sabemos que, uma parcela de qualquer medicação administrada via oral é perdida, no entanto, o cigarro aumenta ainda mais essa quantidade a ser absorvida pelo organismo”, completa Toriy.



Fontes:
http://www.portaleducacao.com.br
http://amigosdasveredas.blogspot.com/2010/11/souza-cruz-nao-pode-mais-contratar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!