terça-feira, 25 de maio de 2010

Saúde. A Principal Necessidade Humana

Saúde. A Principal Necessidade Humana

A pessoa que deliberadamente não encontra tempo para cuidar de sua saúde, forçosamente é demandado, por qualquer indisposição do organismo, à alocar energias suficientes para que o mesmo trabalhe na recuperação da harmonia necessária para a plenitude do funcionamento de toda a arquitetura que forma a manifestação de um ser humano, ou seja, aquele que conscientemente descuida, impreterivelmente é exigido à tratar.

Quando um indivíduo reflete sobre esta realidade, ele começa à entender que dentre todas as necessidades instintivas pertinentes aos seres humanos como alimento, abrigo, descanso e proteção, a saúde, indibutavelmente, é a exigência mais essencial que permeia o ambiente de uma pessoa, pois quando qualquer tipo de enfermidade assola a estrutura de corpo-mente-sentidos que formam um indivíduo, todas as outras exigências são transferidas à um segundo plano.

Baseado na premissa anterior, claramente é entendido que quando uma pessoa encontra-se enferma, o sofrimento físico e mental causado por tal distúrbio gera um estado de concentração de todos os pensamentos num único, importante e intenso projeto, que é o de recuperar a sonoridade prazerosa da plenitude das funções orgânicas, mas que, durante tal empreitada, mesmo os desejos de fome, sono e outros são relegados, pois a doença, manifestada na forma de qualquer distúrbio físico-emocional, possui este imensurável poder de clamar por toda a atenção e recursos que um indivíduo possui.

Assim sendo, qualquer indivíduo entende que, talvez, seja de suma importância alocar momentos do quotidiano para analisar, manter ou melhorar a saúde holística que forma toda a sua essência, pois os custos, em forma de tempo, recursos materiais e preocupação e tensão mentais, que derivam de uma quebra de tão sublime harmonia podem ser insuportáveis.

Então, nestes momentos, o ser humano começa a refletir, assim como valorizar a necessidade de possuir uma alimentação, preferencialmente vegetariana, que supra todas as necessidades vitamínicas, protéicas e nutritivas que o estilo de vida pessoal exige, assim como a pessoa absorve abundantes doses de água ou sucos naturais.

Ademais, ele entende que a máquina corpórea necessita tanto de sensatas atividades físicas que estimulem os músculos, os batimentos cardíacos, a circulação sanguínea e a respiração, mas que, por outro lado, assim como o sol dá lugar à serenidade da noite, o corpo também demanda o revigorante poder de um profundo e relaxante sono. Então, quando existir um harmônico balanço entre alimentação, atividades e descanso, pelo menos a estrutura física terá mais vigor para as ocupações quotidianas.

No entanto, a saúde total do ser humano não está limitada apenas ao corpo físico, pois as pessoas ainda possuem outros atributos que formam a sua essência como as necessidades emocionais, intelectuais e espirituais.

Portanto, para tais exigências é também imperativo alocar tempo para a satisfação das mesmas e, neste vasto campo que compõe a natureza humana, encontram-se infindas possibilidades de harmonizar tais facetas, pois na área emocional existe tanto o entendimento de sua real natureza como a existência de outros seres humanos que auxiliam no processo de contentamento pessoal.

Ademais, no círculo intelectual, o mundo é uma fantástica aquarela que provê poesia, literatura, cosmologia, política, metafísica, economia, medicina, direito, matemática, pedagogia, filosofia, astrologia, linguística e tantas outras cores que tem a capacidade de saciar qualquer sede, ou curiosidade, humana.

Além disso, no caminho espiritual, onde o objetivo humano é entender e assimilar a divindade de sua essência, existe uma exuberante, objetiva, lógica e tangível senda esperando para ser caminhada por aqueles que, deliberada e conscientemente, anseiam por compreender e, como consequência, viver sua real natureza.

Assim sendo, quando uma pessoa reflete e assimila a importância que sua holística saúde possui em seu quotidiano, assim como em sua evolução, ela insere em sua agenda pessoal momentos para que tão preciosa atividade seja também realizada diariamente e, como consequência, ela adquiri a possibilidade de ter uma estrutura mais sadia, vigorosa e atuante durante a caminhada de sua existência.

Desta maneira, desejo-vos uma semana repleta de reconhecimento e validação da importância de sua saúde holística, saudáveis momentos e alegria no viver.

Tadany
Para análise e reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!