sexta-feira, 21 de maio de 2010

Odontologia: Aftas Bucais

AFTAS BUCAIS



Que é uma Afta?

A afta (ou úlcera aftosa) é uma ferida dolorosa que aparece na boca (ocorre em 20% da população). Elas podem aparecer isoladas ou em vários números.

Como aparecem as aftas?

Normalmente, antes de surgirem na boca, apresentam ardência, coceira e uma pequena área avermelhada na região afetada. Nesse local, surge a ferida (úlcera) recoberta por uma mancha esbranquiçada. Elas costumam aparecer nos lábios, na bochecha, língua e raramente na garganta. Essas lesões permanecem por cerca de dez dias e não deixam cicatriz. Em geral, o período de maior desconforto é nos três primeiros dias.

Por que as aftas doem tanto?

As aftas são feridas que deixam o local onde surgem em “carne viva” (causam a exposição de tecido conjuntivo), sem a proteção da pele. Todo alimento (principalmente os mais ácidos, picantes ou salgados) que entra em contato com elas pode provocar dor.

O que causa a afta?

Ainda não há estudos que comprovem a verdadeira causa das aftas, mas sabemos que a baixa na resistência do organismo, ácidos presentes na alimentação, traumas nas bochechas ou lábios, mudanças hormonais nas mulheres, problemas de estômago e estresse podem levar ao aparecimento das feridas.

As aftas são contagiosas?

Não, pois não se trata de doença infecciosa. No entanto, há estudos que afirmem que filhos de pais que apresentam muitas aftas têm maiores chances de apresentar a ferida futuramente.

Uma afta que não sara pode indicar uma doença mais grave?

Sim. O câncer bucal freqüentemente começa como uma ferida na boca. Fique atento, pois ferida na boca que não
cicatriza dentro de 15 dias não é um bom sinal. Procure sempre um cirurgião-dentista para avaliação da lesão. Além disso, algumas doenças infecciosas, como o herpes, e algumas doenças da pele, como o lúpus, podem aparecer na sua fase inicial em forma de feridas na boca.

Qual o melhor tratamento para as aftas?

Não existe um tratamento que resolva “para sempre” o problema das aftas, mas há medidas para prevenir e aliviar a dor quando as aftas surgirem:
- Uma adequada higiene bucal;
- alimentação “não ácida”, suave e fria. Os alimentos picantes e quentes acentuam a dor;
- evitar traumas na boca: mastigue lentamente os alimentos para não morder acidentalmente as “aftas”;
- em alguns casos, o dentista recomenda o uso de medicação via oral, pomada ou medicamento tópico conforme o caso para ajudar curar suas nas aftas.
- enxaguar a boca com uma colher de chá água oxigenada em meio copo com água pode aliviar a dor;
- em caso de dúvidas, procure um dentista para maiores orientações.

Nunca faça nada sem uma orientação profissional, pois isso pode agravar o problema ou gerar um novo!

Dr. Augusto de Sousa e Silva


Fonte: http://www.santaapolonia.com/page17.php


Imagem:

http://www.reclident.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=67

2 comentários:

  1. pedro henrique junior santos6 de julho de 2011 às 18:44

    Eu já tive varias aftas na minha boca!Agora eu tenho uma no ceu da boca e doi demais!Eu nao posso comer mais nada!Eu so bebo so suco ou água.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro Henrique (somos cháras (risos)), obrigado pela visita e pelo comentário, compartilhar experiências é uma das formas de enriquecimento cultural e conhecimentos. Sobre as aftas, ainda é motivo de estudos, pesquisas para descobrir a real causa delas. Há fatores relacionados como: hábitos alimentares (alimentos ácidos), sistema imunológico (de defesa do organismo), estresses, traumas locais, infecção... Essa patologia aparece e em torno de 15 dias desaparece, caso ela não desapareça procure um profissional da Odontologia. O importante é cuidar da ferida para amenizar a dor, manter a boca sempre limpa e tomar alguns cuidados para não agravar como por exemplo, evita comida e bebidas quentes, picantes, produtos industrializados, não coloque nada na ferida e se possível procure um cirurgião dentista para avaliar, dar o diagnóstico definitivo. Há medicamentos tópicos que podem amenizar a sintomatologia e dar um certo alívio. Cura ainda não se tem. Tente identificar em quais momentos aparecem as aftas em você, talvez seja algo que você esteja usando, pasta dental, algum hábito como fumar, mastigar algo estranho, estresses...

    Higiene bem a boca com uma boa escovação pelo menos 4x ao dia, uso de fio dental nos dentes e um enxaquatório bucal (sem álcool).

    Abraço e volte sempre!


    André Ribeiro

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!