terça-feira, 18 de maio de 2010

II Encontro Estadual de Qualificação das Equipes de Saúde Bucal





Governo do Estado qualifica profissionais de saúde bucal
18/05/2010 - Ascom - Saúde



Superando todas as expectativas dos organizadores, um público de mais de 300 pessoas, entre cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal e acadêmicos do curso de odontologia do ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos de Porto Nacional, lotou o auditório da Assembleia Legislativa em Palmas, nesta terça-feira, 18, para a abertura do II Encontro Estadual de Qualificação das Equipes de Saúde Bucal, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, através da gerência de Saúde Bucal.

Para ministrar o encontro, dentre outros palestrantes, esteve presente o coordenador nacional de Saúde Bucal do MS – Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, que veio para apresentar aos profissionais das equipes municipais os instrumentos necessários e capazes de fazerem o programa funcionar cada vez melhor em benefício da população tocantinense, mostrar as possibilidades de melhoria de acordo com cada realidade e qualificá-los em relação ao que preconiza a política nacional desta estratégia do governo federal.

Segundo Gilberto, o Estado tem avançado bastante e de forma acelerada, em seis anos a cobertura do programa de saúde bucal no Tocantins aumentou de 30% para 90%, sem falar que o Estado já possui sete CEO’s – Centros de Especialidades Odontológicas e quatro LRPD’s - Laboratórios Regionais de Prótese Dentária em funcionamento, e a partir deste encontro passará a contar com mais três novos LRPD’s credenciados. Esse novo ganho para o Estado representará um crescimento de 75%, uma produção de aproximadamente 4.980 próteses dentárias por ano, um investimento anual de 500 mil reais no Tocantins, beneficiando cerca de 3 mil pessoas, garante o coordenador do MS.

Os municípios contemplados com os novos LRPD’s são Araguaína, Fortaleza do Tabocão e São Bento, sendo que Palmas, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional já contavam com a unidade.

O coordenador ressaltou ainda que o Tocantins está na história da odontologia brasileira, pois foi um dos primeiros estados da Federação a receber e implantar o programa Brasil Sorridente através das ESB – equipes de saúde bucal e dos CEO’s que proporcionam a população acesso a próteses, cirurgias, canais, dentre outros procedimentos odontológicos através do SUS – Sistema Único de Saúde.

Estiveram presentes também representantes do Cosems – Conselho de Secretários Municipais de Saúde, CRO – Conselho Regional de Odontologia, ABO – Associação Brasileira de Odontologia, Etsus – Escola Técnica de Saúde e Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Prevenção

A gerência de Saúde Bucal, com apoio do MS e municípios, tem feito também trabalhos de prevenção, educação e conscientização da população em relação à escovação, além de distribuir kits odontológicos contendo escova e pasta de dente. Só em 2009 foram distribuídos no Estado 956 mil kits enviados pelo Ministério e segundo a gerente estadual Rosângela Maria Barros, 620.339 escovações foram supervisionadas.

Desafios

O coordenador nacional apontou ainda como desafios e metas daqui para frente, a equiparação do número de ESB, que atualmente são 294, ao número de equipes da Estratégia Saúde da Família e ampliar o número de cidades no Estado que forneçam água fluoretada, ou seja, água tratada com adição de flúor. (José Rodrigues)


Fonte: http://secom.to.gov.br/noticia/do-rss/30635

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!