sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Saúde: Perder peso de maneira errado pode prejudicar a saúde


Perder peso de maneira errada pode prejudicar a saúde

O peso do ser humano é um fator que influencia diretamente a saúde do corpo. A perda de peso é o desejo de muitas pessoas, mas o que nem sempre elas sabem é que, se não for feita de maneira adequada, a perda de peso pode fazer mal à saúde.
O peso corporal de uma pessoa é composto por vários substratos: gordura, músculo, osso, água e sais minerais. Quando se perde peso, perdemos também alguns destes substratos. Por isso, é muito importante ficar atendo a composição corporal, pois isso influenciará a saúde, a estética e o resultado final, assim como a manutenção deste resultado. O ideal durante a perda de peso é perder gordura corporal e manter ou ganhar massa muscular.
IMC – Índice de massa Corporal
Nem sempre quem apresenta um IMC adequado está com o seu peso corporal na medida certa, pois este índice mede o peso num total e não diferencia os substratos que formam a composição corporal, portanto, não mede o percentual de gordura do indivíduo.Perda de massa muscular. Um dos fatores mais negativos para a perda de peso sem controle é a diminuição de grande parte da massa muscular, pois quanto mais se diminui este substrato de nossa composição corporal, mais lento fica o metabolismo humano, ou seja, menos energia o corpo gasta para manter suas funções fisiológicas, aumentando assim a probabilidade de recuperar o peso perdido.
O corpo que perdeu massa muscular pode recuperar o peso por meio da gordura e com o decorrer desse processo aparece o famoso efeito sanfona: emagrece, engorda, emagrece, engorda. Perder peso com qualidadeO ideal é manter uma dieta bem balanceada que proporcione os nutrientes nas quantidades adequadas para o organismo, respeitando a individualidade bioquímica de cada pessoa.
Quando necessário podem ser utilizados suplementos alimentares funcionais, como algumas substâncias antioxidantes (vitamina E e C) ou alguns suplementos termogênicos, que aumentam a queima de gordura corporal. A prática de alguma atividade física, na medida certa, também é fundamental para se manter uma boa qualidade na perda do peso.
Dr. Fausto Mota – Nutricionista - CRN 4970

Texto publicado em 23/08/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!