domingo, 8 de novembro de 2009

Odontologia: Odontológia Estética








O sorriso é símbolo de felicidade, de satisfação e realização. É uma expressão marcante da pessoa e transmite seus sentimentos. Proporcionar o bem-estar com o próprio sorriso é o objetivo da Odontologia Estética. Utilizando-se de modernas tecnologias e materiais, a especialidade é capaz de promover uma verdadeira “plástica sem bisturi”, contribuindo para uma aparência mais jovem, harmônica e saudável.




Uma das técnicas mais utilizadas atualmente para melhorar o sorriso e a harmonia facial é a aplicação de facetas de porcelana, indicadas para dentes desgastados, manchados, fraturados, com malformações congênitas ou adquiridas. Segundo o especialista em reabilitação oral, Dr. Joel Mauri dos Santos, o procedimento também apresenta excelente resultados na correção de pequenas deficiências como sulcos naso-labiais profundos, lábios estreitos e pequenas rugas verticais no lábio superior, por meio da recuperação dos dentes.




O tratamento consiste na colocação das facetas onde o dente está desgastado para que ele fique com a posição correta e a altura ideal para que não comprometa a estrutura do rosto. Isso faz com que os músculos de sustentação da face e os do sorriso ganhem tonicidade, ou seja, voltem à posição de trabalho e, com isso, as rugas tendem a desaparecer. “As facetas de porcelana ainda auxiliam na proteção dos dentes naturais, deixando-os mais fortes e prevenindo-os de fraturas”, destaca Santos.O especialista afirma que na maioria dos casos o tratamento não é muito demorado e, devido ao avanço das novas tecnologias, pouco doloroso. O material e a tecnologia empregada no processo são produzidos em parte na Suécia.




Opções – Além da aplicação de facetas de porcelana, outros procedimentos auxiliam na conquista de um sorriso perfeito, como o clareamento dental, limpezas periódicas no consultório e uma boa higiene bucal. Uma novidade oferecida na clínica do Dr. Joel é o Easyshare, um aparelho que identifica a cor exata do dente, aperfeiçoando a técnica em relação à escala manual utilizada pela maioria dos dentistas. O resultado é uma maior precisão nos procedimentos estéticos.




Diferenciais – Entre os diferenciais da clínica está o trabalho laboratorial integrado. Junto ao consultório, existe um laboratório próprio preparado para atender a todas as necessidades dos pacientes, o que garante a qualidade dos serviços prestados. Além disso, Dr. Joel utiliza anestesia computadorizada, feita somente na área a ser tratada, reduzindo a dor.Todos os procedimentos são filmados por uma câmera e os casos são fotografados, o que permite o monitoramento do tratamento e maior precisão no resultado final. O material fica arquivado e o dentista pode acompanhar todo o histórico do paciente.




A clínica ainda utiliza a radiografia digital, que reduz em 90% a exposição à radiação, e faz o diagnóstico do nível de profundidade da cárie por laser.




Dicas para um belo sorriso: - Após as refeições, sempre escove os dentes e a língua. - Utilize fio dental, pelo menos uma vez ao dia. - Dê preferência a escovas com cerdas macias e cabeça pequena. - Tenha uma vida equilibrada. O estresse pode desencadear doenças como o bruxismo, que se caracteriza pelo ranger involuntário dos dentes. - Evite morder tampas de caneta ou clipes, roer unhas ou abrir garrafas com a boca. Os dentes têm a única função de mastigação. Hábitos diferentes podem ser lesivos e destrutivos, desgastando e diminuindo os dentes. - Mantenha uma dieta saudável. - Faça visitas regulares ao dentista. - Relacione-se bem consigo mesmo. Ter auto-estima é o primeiro passo para o sorriso perfeito.




Fontes: Revista Fator e htt://odontofcrs.blogspot.com

3 comentários:

  1. É verdade que sal clarea os Dente?

    ResponderExcluir
  2. Olá "Anônimo", qual o seu nome? Respondendo a sua indagação, sim, mas não é aconselhavel pois o sal pode prejudicar a gengiva!e quem é portador de hipertensão arterial, idosos por exemplo,pode agravar esse quadro.
    O Sal quando em contado com água se quebra em Ions Na+ e Cl-.
    O Sodio (Na)é o que reage e limpa os dentes, mas ele pode prejudicar a dentina, proteção dos dentes, pois os granulos do sal acaba funcionando como abrazivo levando a desgastes.

    Use pastas de dente com Cálcio (Ca), é bem mais eficiente e não prejudica os dentes.

    na verdade o uso do sal, leva a um branquiamento insignificante. Pode ter alguma propriedade que ajuda na higienização dos dentes, mas branquear mesmo, só o que faz isso são os clareadores à base de peróxido de hidrogênio e carbamida.
    Mas consulte um cirurgião dentista, ele é a melhor pessoa para lhe indicar esse tratamento que tem que ser supervisionado.

    Obrigado pela visita, pelo questionamento, estou sempre a disposição para eventuais dúvidas.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!