quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Reportagem: SEXO e a CORRIDA

A prática do esporte contribui para ter uma vida sexual ativa e prazerosa


O ser humano tem a corrida no sangue desde sua origem. O ato da concepção promove uma disputa natural, em que o espermatozóide mais rápido e “bem condicionado” é que fecunda o óvulo e dá origem ao homem, nove meses depois.


No ato sexual, uma boa condição física também ajuda, já que a atividade de procriação é também um exercício físico. Pele rosada, suor, batimento cardíaco e frequência respiratória acelerados etc. Esses sintomas descritos podem estar relacionados à corrida, mas também à prática sexual.


“O sexo pode ser considerado um tipo de atividade física. Um ato sexual convencional tem uma intensidade de aproximadamente 4,5 a 5,0 METs (um MET é o consumo de oxigênio em repouso). Isso equivale a um trote entre 7,2 e 8,0 km/h”, explica José Kawazoe Lazzoli, cardiologista, médico do esporte e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.


“Claro que depende da forma como é feito, mas uma relação sexual que dure em média de 10 a 15 minutos pode gerar uma perda de 200 a 450 calorias. Não podemos dizer, por exemplo, que o sexo serve para perder peso, ou uma melhora cardiovascular, mas também pode ser considerado uma atividade física”, completa Renato Romani, fisiologista da Unifesp.


Um bom condicionamento também pode ser benéfico na hora do ato sexual. Por ambos exigirem um certo preparo, quem corre está mais apto a suportar todas as exigências físicas na hora da transa, como explica Martin Portner, médico neurologista e autor do livro “Inteligência Sexual”.


Mas e a libido, o apetite sexual, será que aumenta com a prática do esporte? Romani explica. “Não podemos dizer que correr aumenta a libido, mas com a atividade física, o corredor tem uma maior produção de testosterona, que tem relação direta com o desempenho sexual”.


“Para algumas pessoas o ato sexual pode servir para relaxar um pouco, dissipando assim o nervosismo natural antes de uma prova. Não vejo nenhuma influência no resultado da corrida”, afirma Lazzoli.


Por Fausto Fagioli Fonseca


Mais informações no site: http://www.02porminutos.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!