quinta-feira, 14 de julho de 2011

Manias, você tem alguma?

Manias...

ELEUTEROMANIA

Muitos dos embates que pautaram a história da humanidade foram em busca de liberdade: dependendo do contexto, liberdade individual, coletiva, econômica ou social. Algumas dessas liberdades, são, inclusive, polêmicas. Nos últimos tempos, a liberdade individual virou princípio de vida de muitas pessoas e mesmo esta pode ser dividida em alguns campos diferentes, como “liberdade de espírito”, independência financeira etc. Tatuagens com referência ao termo 'liberdade' aparecem cada vez mais, principalmente em jovens. O termo 'eleuteromania', do grego eleútheros(“livre”), é o nome que se dá à obsessão pela liberdade.

SOFOMANIA

Algumas pessoas, mesmo sem possuir um conhecimento básico sobre determinados assuntos, tentam aparentar serem grandes conhecedores. Em certo grau, essa característica marca tais pessoas, que ficam caracterizadas como quem prefere se fazer passar por sábias do que realmente correr atrás do conhecimento. Esse hábito/mania é conhecido como sofomania.


ONEOMANIA

“Natal amplifica sintomas de quem sofre de oneomania” (23/12/2010 – Folha de S. Paulo)
A oneomania é o desejo incontrolado de fazer compras. Existem cada vez mais pessoas se declarando “consumistas de carteirinha”. Porém, em determinado ponto essa brincadeira pode se tornar um transtorno psquiátrico e causar problemas cada vez maiores. A manchete acima é de uma reportagem da Folha de S. Paulo: o entrevistado, eneomaníaco, conseguiu se recuperar graças às reuniões dos Devedores Anônimos.


CALOMANIA

A beleza física é muito relativa e cada um tem sua própria maneira de lidar com a aparência. Alguns se preocupam mais que outros, tentando cuidar e moldar a aparência de acordo com sua avaliação do que é um padrão de beleza. Quando alguém atinge um objetivo planejado sobre o corpo, a humildade pode desaparecer, dando lugar a um convencimento exagerado quanto à própria beleza. A calomania é essa tendência ou hábito(de alguém) de supervalorizar a própria beleza.


FAGOMANIA

Em muitos momentos, principalmente para determinadas pessoas, a ingestão de alimentos não acontece da maneira adequada e é excessiva por diversos motivos: falta de tempo, refeições improvisadas e, no caso do excesso, pela própria gula. A imensa “vontade de comer”, que se diferencia da fome, pode ser um distúrbio psicológico. É chamada da fagomania essa obsessão por ingerir alimentos.

ONOMATOMANIA

Há quem diga que não se pode confiar na memória, que sempre é bom escrever o que se quer lembrar depois. Muitas vezes, no meio de uma conversa, a memória falha e a pessoa fica aflita de não lembrar daquela palavra. Nessa situação, alguns simplesmente desistem, tentam explicar o que estavam dizendo sem aquela palavra e continuam o papo. Já outros ficam obsessivos pela palavra esquecida e procuram de todas as formas possíveis achar esse termo. Essa mania pode ser chamada de onomatomania. Além desse significado, o termo se refere a outras duas tendências: ao impulso de repetir determinadas palavras e à obsessão em evitar uma expressão cuja pronúncia possa causar desagrado.


 


Fonte
Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!