sábado, 28 de maio de 2011

Patrocínio das Minas Gerais

Cidade de Patrocínio em Minas Gerais e no fundo a Serra do Cruzeiro


Patrocínio é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais. Sua população contada em 2010 pelo censo era de 82.541 habitantes.
Patrocínio é o principal centro da microrregião de Patrocínio, que pertence à mesorregião do Triângulo Mineiro - Alto Paranaíba. Tem uma área de 2.866 km².

Cidade de Patrocínio a noite

História

As origens da região começam com os bandeirantes, exploradores portugueses durante o período colonial, em que passaram por seu caminho para a Capitania de Goiás à procura de ouro e escravos. Em 1771 o Conde de Valadares, Capitão General de Minas Gerais, pediu Inácio de Oliveira Campos a fazer explorações e escavações na região. Em 1773, no vale do Rio Dourados ele iniciou uma fazenda chamada Bromado dos Pavões. Este pequeno assentamento tornou-se parte da Capitania de Goiás, bem como o nome foi alterado para o Salitre. Em 1793 apareceram os primeiros habitantes e em 1800 foi construída a primeira capela. No momento da liquidação foi apenas um "Arraial", uma aldeia, e foi chamado Senhora do Patrocínio. Em 1819, tinha cerca de 40 casas feitas de barro e madeira coberta com telhas e sem qualquer argamassa. Em 1839 foi criada a freguesia e o primeiro foi nomeado pároco. Em 1840 Nossa Senhor do Patrocínio foi declarado um município separação de Araxá. Em 1858 parte do município foi desmembrado para criar Estrela do Sul . Em 1868 ocorreu outro desmembramento criando Patos de Minas.
O nome da cidade é, supostamente, devido a um proprietário muito rico, que, segundo a lenda, a sua única filha vendo gravemente doente, pediu a proteção da Virgem Maria, prometendo a construção de uma capela se a menina foi curada. Quando isso ocorreu ele havia construído uma igreja, lhe é atribuído o nome de Nossa Senhora do Patrocínio.

Símbolo da cidade de Patrocínio

Cratera de Patrocínio

Existe próxima à cidade (18° 54′ S 46° 50′ W) uma enorme cratera de 16 km de diâmetro, por estar situada num planalto elevado, especulou-se uma origem vulcânica; contudo, não existem provas concretas de vulcanismo; todas as características indicam a possibilidade de ser uma cratera de impacto de asteroide. O assunto aguarda estudos geológicos mais aprofundados.


Praça da Igreja Matriz de Patrocínio


Turismo

Apesar de Patrocínio oferecer uma vasta variedade de opções turísticas (fazendas antigas, cachoeiras, Espaço Cultural, as trilhas para motocross, locais próprios para esportes radicais, entre outros) não existe uma estrutura organizada para que se possa explorar essas potencialidades. Há também belíssimas praças, são elas: Matriz, Santa Luzia, Honorato Borges, entre outras. A infra-estrutura hoteleira tem mais de 1.000 leitos distribuídos em 15 hotéis. Existe uma ferrovia que passa no meio da cidade que foi construída entre as décadas de 10 e 20. Há também, no alto da Serra do Cruzeiro, o ponto mais alto da cidade, onde está localizado o Cristo Redentor de Patrocínio, que foi inaugurado em outubro de 1994 em uma cerimônia religiosa celebrada pelo Padre Marcus Vinícius Maciel.

Cultura

Patrocínio conta com diversos lugares e celebrações que contam um pouco sobre a cultura da cidade,algumas são:
  • Fundação Casa da Cultura de Patrocínio;
  • Museu Professor Hugo Machado da Silveira;
  • Pinoteca;
  • Fototeca;
  • Corporação Musical “Abel Ferreira”;
  • UNAPP ;
  • Feira de Artesanato e Cultura de Patrocínio ;
  • Escola Municipal de Música “Dr. José Figueiredo” ;
  • Escola Estadual Dom Lustosa ;
  • Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP).

Café do Brasil


O Café

Patrocínio tornou-se uma das mais importantes regiões produtoras de café do Brasil. Cerca de 78% da economia está ligado ao café, com a atividade emprega mais de 30.000 pessoas.
A cultura do café teve início na década de 1970, quando fortes geadas dizimou as grandes fazendas do Paraná e São Paulo. A região tem um clima ameno, boa distribuição da água, com um grande número de riachos, e uma precipitação anual considerado ideal para o café - cerca de 1.600 mililitros.
Prefeitura Municipal de Patrocínio - MG



Minha cidade natal, saudades de lá. Sucesso Patrocínio! Lugar de povo trabalhador e acolhedor.



Fontes
Google imagens

Um comentário:

  1. Realmente uma cídade extraordinária! Patrocínio é uma cídade acolhedora.

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!