sexta-feira, 20 de maio de 2011

Palmas, seus 22 anos. Parabéns!

Palmas, uma cidade que nasceu para progredir.


Palmas é um município brasileiro, sendo a capital e também a maior cidade do estado do Tocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988. Antes desta data, Palmas foi planejada inicialmente pelos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, sendo que a partir daí, a cidade começou a ser construída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país. Entretanto, somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990, é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado, já que antes a cidade ainda não possuia condições físicas de sediar o governo estadual, que estava alocado temporariamente no município vizinho de Miracema do Tocantins.


A última cidade do século XX completamente planejada, já que a cidade nasceu e foi projetada desde o ínicio para ser a capital do estado do Tocantins, sendo também a mais nova capital estadual do país.

 
O crescimento de Palmas foi demasiado grande durante a década de 1990, para se ter uma ideia, em 1991 a cidade tinha uma população de 24.261 habitantes. No ano de 2000, a cidade já contava com 130.528 habitantes. Sua urbanização também cresceu nos últimos anos. Segundo dados do IBGE/2010 a cidade tem mais de  228 mil habitantes e esta em crescimento acelerado.


Palmas pelas luzes da Av. Joaquim Teotônio Segurado.


Origem do nome

O seu nome foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma (atual Paranã), sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do Rio Palma com o Rio Paranã. Outro fator que influenciou o nome foi a grande quantidade de palmeiras na região.


Ponte Fernado Henrique Cardoso iluminada sobre o lago formado no Rio Tocantins em Palmas.


A capital

Somente um ano depois com o desmembramento do estado do Tocantins do estado de Goiás pela Constituição de 1988 é que Palmas finalmente começou a surgir. No dia 10 de janeiro de 1989, a cidade de Miracema do Tocantins é definida como capital provisória do estado. Dia 15 de fevereiro de 1989, a Assembleia autoriza o então governador Siqueira Campos a desapropriar a área da Serra do Carmo e a leste do povoado de Canela para a criação da nova capital do estado idealizada pelo então governador da época. No dia 6 de março do mesmo ano, por decreto, é criado a Comissão de Implantação da Nova Capital (Novacap) e no dia 20 de maio de 1989 é lançada a pedra fundamental da cidade numa solenidade que reuniu cerca de 10 mil pessoas na Praça dos Girassóis. No mesmo dia, o governador Siqueira Campos acionou o trator, abrindo a Teotônio Segurado, primeira avenida da cidade.

Dia 19 de julho do mesmo ano, a Assembleia Estadual Constituinte aprova a Projeto de Lei do Executivo, criando o Município de Palmas, Lei que é sancionada dia 1º de agosto seguinte, quando Siqueira Campos confirma a transferência da Capital de Miracema do Tocantins para Palmas.[11]

 
Somente em 1º de janeiro de 1990 é que Palmas assumiu sua função de capital do estado, e os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema, para o plano diretor da nova cidade. Porém, as repartições do governo ainda não existiam e não tinham acomodações para alojar o pessoal administrativo.[10]

O primeiro prefeito de Palmas foi Fenelon Barbosa Sales




Munícipio de Palmas em meio ao Estado do Tocantins.



Parabéns Palmas pelos seus 22 anos! Espero que o seu sucesso seja a satisfação de seu povo para com a cidade e, que a satisfação desse povo se reflita em progresso, cuidados e muito zelo em favor de tudo de que é belo, cultural e natural que Palmas tem a nos oferecer.
 
 
Fontes
Google imagens

6 comentários:

  1. que cidade mais linda moro em sao paulo e pretendo ir conhece -la pois me parece muito organizada e muito bonita

    ResponderExcluir
  2. Venha sim, Palmas é uma cidade de avenidas largas, cheia de canteros gramados, povo educado e simpático. Venha conhecer e apreciar.

    Obrigado pela visita ao blog e volte sempre.

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!! Moro em Santa Catarina e tenho tensiono mudar para Palmas. Gostaria de saber como é em termos de trabalho, na hotelaria....é muito quente? qual a porcentagem de jovens na cidade? ouvi dizer que 50% da população tem média 20 anos.

    ResponderExcluir
  4. Olá "Anônimo" desculpe chamar assim, mas é que você não se identificou. Mas venha conhecer Palmas, a capital mais jovem do país, e planejada. Há sim um mercado promissor em todas as áreas, mas confesso que em questão de hotelaria há muitos, uns péssimos, uns bons, uns pouquíssimos excelentes. Mas é um Estado promissor e com grande crescimento. É quente sim, estamos no verão, de junho a outubro as temperaturas sobem e não há chuvas, o ar fica seco e venta bastante. Depois de outubro a abril há muitas chuvas, o clima fica mais gostoso mas frio aqui não existe. Eu sou de Minas e moro aqui a mais de 6 anos. Gosto da cidade porque vejo um potencial no desenvolvimento da cidade. Há muitos jovens, mas não vi uma pesquisa sobre ser 50%. Há algumas faculdades, como é uma cidade que foi criada, então todas as pessoas acima de 22 anos são de fora, sudeste, sul, norte, nordeste, centro-oeste e mesmo no interior do TO. O bom é você vir conhecer.

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  5. Estou com proposta pra morar e trabalhar em Palmas ano que vem. Sei que é muito quente, e que é muito bela tbm... E que o povo é muito acolhedor... Espero me mudar em breve... Adorei a cidade só pelas fotos.. mas acredito que qndo mudar vai ser melhor.

    ResponderExcluir
  6. Olá "Mardiniz7", obrigado pelo comentário. Eu moro em Palmas hoje, mas eu sou de Minas Gerais. Aprendi a gostar dessa capital nova cheia de verde, de pessoas boas, acolhedoras e trabalhadoras. Palmas ainda tem muito a melhorar e com a nova esperança de um novo governo, tudo conflui para ser bom e melhor.

    Sobre você vir para cá, venha com vontade, aprecie, viva o que Palmas tem a lhe oferecer e seja imensamente feliz, realizado e que o sucesso seja uma conquista a braços dados. Conte comigo se precisar.

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!