quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS


Dia Mundial 2010

No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.

O que é a AIDS?


A AIDS, uma abreviação em inglês da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, é uma manifestação clínica avançada da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV-1 e HIV-2). Geralmente, a infecção pelo HIV leva a uma imunossupressão progressiva, especialmente da imunidade celular, e a uma desregulação imunitária. Tais desregulações e supressões imunitárias acabam por resultar em infecções oportunístas, neoplasias e/ou manifestações (demência, caquexia, trombicitopenia etc.) que são condições definidoras de AIDS, quando em presença da infecção pelo HIV.

Em que situações se pode pegar AIDS?

1) Nas relações sexuais - Sexo anal, vaginal ou oral, no qual um dos parceiros esteja contaminado.
2) Nas transfusões de sangue, quando o sangue estiver contaminado.
3) Nas práticas de compartilhar agulhas e seringas (duas ou mais pessoas usarem uma só), especialmente no uso de drogas injetáveis, quando um dos usuários estiver contaminado.
4) Materiais de acupuntura, tatuagens e outros objetos perfurantes e cortantes também podem representar perigo.
5) Da mãe para o filho durante a gravidez, parto e amamentação, se a mãe estiver contaminada.

Quando não há risco de pegar AIDS?

1) No beijo social, abraços e apertos de mão.
2) No convívio familiar.
3) No local de trabalho.
4) Nos transportes coletivos.
5) Nos aparelhos sanitários, pias e piscinas.
6) No uso comum de pratos, talheres e copos.
7) Nas picadas de insetos.
8) Na doação de sangue.


A doença é diagnosticada por meio de um exame específico. Deve ser tratada imediatamente, pois, no estágio mais avançado, aparecem infecções graves que levam a pessoa à morte. Ainda não há uma vacina para a Aids, mas a medicação adotada, chamada popularmente de "coquetel", permite que o paciente que a recebe tenha uma sobrevida maior do que aqueles que não recebem tratamento específico, embora a síndrome ainda seja considerada incurável.


Este ano, a campanha do Dia Mundial tem como público primordial os jovens de 15 a 24 anos. Essa escolha foi feita ao se levarem em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não-jovens e o elevado índice de jovens (40%) que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais.

Os objetivos da campanha são desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção. Para isso, o tema da campanha será: “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/aids”.

Cai a transmissão de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) da mãe para o filho. Em jovens, tende a crescer
Resultado do Boletim Epidemiológico Aids/DST 2010, divulgado nesta quarta-feira (1º de dezembro) pelo Ministério da Saúde, reforça tendência de queda na incidência de casos de aids em crianças menores de cinco anos.

Comparando-se os anos de 1999 e 2009, a redução chegou a 44,4%. O resultado confirma a eficácia da política...


Casos Acumulados (1980 a junho de 2010) = 592.914

Casos Novos:
- 2008 = 37.465
- 2009 = 38.538

Taxa de incidência (por 100.000 hab):
- 2008 = 19,8
- 2009 = 20,1



Saúde e Cidadania em ação - Gurupi/TO


A ação, que começa às 8h, tem como estratégia principal melhorar a oferta do diagnóstico com oferecimento do teste rápido para o HIV. Além disso, as beneficiárias do programa Bolsa Família podem fazer exames de prevenção de câncer de útero, aferir pressão, testar a glicemia, realizar consultas médicas, além de cortar cabelo, escovar e fazer manicure e pedicure. No local, tamb...




DISQUE SAÚDE: 0800 61 1997





http://www.quiosqueazul.com.br/2008/11/luta-contra-aids.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!