quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Odontologia: Tabaco é o maior fator de risco para Câncer de boca




Tabaco é o maior fator de risco para câncer de boca



O câncer de boca atinge prioritariamente os homens, justamente porque eles ainda fumam muito mais que as mulheres.

A grande preocupação por parte dos profissionais da área de saúde vem sendo a prevenção dessa doença, visto que num estágio visível a todos, que seria III ou IV, a doença não tem mais cura, fato que chega a 60% dos casos.

Para isso não acontecer é preciso, então, que se suspeite de sinais iniciais como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas ou ulcerações (feridas) assintomáticas (sem dor) persistentes (mais de 15 dias).

O câncer de boca mais comum, representando cerca de 90 a 95% das neoplasias malignas ocorridas nessa região, é o carcinoma epidermóide, ou carcinoma espinocelular, ou ainda, carcinoma de células escamosas.

Ele pode se apresentar como uma ulceração (ferida) que não cicatriza nas seguintes regiões da boca: Lábio superior ou inferior, língua, glândulas salivares, gengiva, assoalho da boca, mucosas das bochechas, palato (céu da boca), úvula ("campainha").

Existem fatores ambientais que podem predispor ao aparecimento do câncer bucal. Dentre eles destacam-se o tabagismo (fumo), etilismo (ingestão de bebidas alcoólicas) e a exposição ao sol.

O tabagismo responde por cerca de 90% dos casos de câncer bucal. Dependendo do tipo e da quantidade de tabaco usado, os tabagistas apresentam probabilidade 4 a 15 vezes maior de desenvolver a doença.

O alcoolismo, ou etilismo, é responsável pela maioria dos cânceres de língua e assoalho de boca, devido ao maior contato do álcool com essas estruturas. Em indivíduos que bebem e fumam as chances de desenvolver câncer são ainda maiores.

A radiação solar é responsável, principalmente, pelo câncer de lábio inferior, que está relacionado ao tempo de exposição e tipo de pele da pessoa.

A dieta rica em gorduras, álcool e ferro e /ou pobre em proteínas, vitaminas (A, E, C, B2) e alguns minerais, como cálcio e selênio, pode também ser um importante fator de risco.

O consumo habitual de frutas (principalmente cítricas) e vegetais frescos (mais os que possuem betacaroteno, tais como a cenoura e a couve) tem sido considerado um fator protetor de câncer de boca.

CASOS EM QUE SE DEVE SUSPEITAR:

• fumantes e alcoolistas crônicos, com ênfase nas duas dependências presentes.
• pessoas com mais de 40 anos de idade, especialmente desnutridos.
• pessoas de pele clara, que trabalham ao sol com ou sem proteção.
• portadores de próteses dentais mal adaptadas (soltas ou balançando), e/ou dentes fraturados, que machucam os tecidos moles bucais.
• pessoas que apresentam má higiene bucal.
• pessoas que ingerem comidas ou bebidas muito quentes com frequência ou de maneira prolongada (chimarrão, por exemplo).

O QUE PROCURAR NUM AUTO EXAME:

• mudanças de cor na pele e mucosa da boca.
• endurecimentos, caroços, e feridas.
• inchaços ou sangramentos.
• áreas dormentes ou dolorosas.
• dentes quebrados ou moles.



Fontes:
sindimental

http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.phpmat=1107&PHPSESSID=48e942afea3799e37451aa64ccca19e8
http://dane-p.blogspot.com/2010/04/enrola-me-e-fuma-me.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!