terça-feira, 17 de agosto de 2010

Desafios (J. A. Pauletto)




Desafios



Diariamente novos desafios se apresentam em nossas vidas, seja pelas circunstâncias que a própria vida nos reserva, ou então pela auto-imposição que pode ser consciente ou inconsciente. Pequenos ou grandes, sempre temos que enfrentá-los. O tamanho depende do olhar de cada um, mas especialmente do comportamento e da atitude que temos diante deles. Desafios que exigem força física, por exemplo, podem ser uma tarefa fácil para um jovem e saudável atleta, mas um obstáculo intransponível para alguém limitado fisicamente. Além da limitação física, são comuns os que envolvem idade, sexo, cor, religião, entre tantas outras questões. Na verdade são fases da vida de cada um de nós, que jamais devemos esquecer.

Desafios nos servem para ampliarmos nossa visão de mundo e para que não sejamos insensíveis, frios e desinteressados. Servem também para lembrar-nos que devemos valorizar a nossa condição humana, em aceitar que temos direito de errar, aprender e superar-nos para não deixar que a luta diária se torne uma prisão em nossas vidas.

Mas para isso, é preciso resgatar os verdadeiros valores, como a família. Aprender que dinheiro e bens materiais são apenas instrumentos para o conforto e não podem ser tudo na vida. Dedicar mais tempo aos filhos, amigos, pais e avós, é resgatar um pouco dos valores que crescem do seio familiar e na verdadeira amizade, uma vez que a verdadeira amizade não morre nunca, não exige compromissos, nem laços sanguíneos e nem pode ser comprada. Ela surge espontaneamente, sem pedir ou exigir nada.

Os desafios fazem parte do aprendizado. São necessários para os primeiros passos rumo à evolução e fundamentais para recuperar a confiança nas pessoas, acreditar na palavra empenhada, cultivar e propagar a honestidade. Também são ótimas oportunidades para exigir o que é justo e fazer valer os nossos direitos respeitando os dos outros.

Vivemos num tempo que a fé tem um papel importante para que acreditemos num mundo melhor para as novas gerações. Mas não basta só falar, é preciso acreditar e assumir um compromisso pessoal que nos faça agir. É hora de nos comprometermos e assumirmos o papel de agentes da mudança e espalhar na sociedade esperança, como se fosse um vírus que aos poucos vai contaminando todos ao seu redor. E assim, tornar possível essa mudança, capaz de transformar o mundo num lugar melhor para os filhos dos nossos netos.

Para quem estiver pensando que estou falando de uma ilusão, quero lembrar, sem comparação, é claro, que “há pouco”, mais de dois mil anos, um só homem aceitou a missão de transformar este mundo. Ele não quis saber dos obstáculos, simplesmente foi lá e cumpriu, pois estava comprometido com a tarefa. A palavra é comprometimento e uma vez comprometido, tudo ganha uma nova dimensão. Sei que os tempos são outros, mas pensem que Aquele Homem conquistou a amizade de mais doze e juntos conseguiram transformar o mundo.

Ele liderou uma grande mudança que levou as pessoas a creditarem que podiam ser melhores, que podiam amar e serem amadas. Existem os que não acreditam, respeito isso, mas é inegável que Jesus é um homem admirável, pois conseguiu mudar o mundo. Ele estava comprometido, acreditava que era possível e, por isso, conseguia fazer com que as pessoas acreditassem num mundo melhor, mostrando-lhes que podiam sonhar, ter esperança e transformar suas vidas.

No entanto, para aqueles que continuam descrentes que uma mudança é possível, essa pode parecer uma comparação injusta, afinal, esse foi um homem raro, então dêem uma olhadinha na história e verão quantos homens comuns foram capazes de feitos extraordinários e perceba que há algo em comum neles, ou seja, acreditavam que era possível.

Existirão dias em que vamos escorregar, cair, mas devemos lembrar que cada um de nós tem uma fonte inesgotável de poder e de superação dentro de nós, é só acreditar. Não importa o número de quedas, o importante é quantas vezes nos levantamos e sempre nos levantaremos, se quisermos é claro!

Os desafios proporcionam preciosas oportunidades para crescermos, para forjar-nos homens melhores. Superá-los é uma questão pessoal que exige-nos acreditar nas próprias forças, nas potencialidades que possuímos e, sobretudo na vontade que tivermos de fazer uso destas capacidades que são intrínsecas ao ser humano. Acreditar que um mundo melhor é possível, talvez possa parecer sonho, mas é mais que sonho é um desafio que devemos enfrentar. É a oportunidade que se apresenta para nosso próprio crescimento e de toda a humanidade. O tempo é curto e devemos começar imediatamente. Pense nisso. Boa semana.


Jair Antonio Pauletto

Um comentário:

  1. O Jair é um escritor sensível, inteligente e adorável. Amo seus textos. Parabéns pela postagem em seu Blog!rs Beijoquinhas

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!