sábado, 28 de agosto de 2010

Dicas para dirigir em dias chuvosos


Dicas para dirigir em dias chuvosos



Em dias chuvosos, o motorista precisa reforçar o cuidado na direção; tendo em vista a forte chuva que cai na Região Metropolitana, a CTTU divulgou uma lista com várias dicas para evitar acidentes

Por conta das fortes chuvas que castigam a Região Metropolitana, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano divulgou uma lista com 11 dicas para o motorista que precisa dirigir pela cidade nesse tempo.

A condução de um veículo requer muita atenção sempre, mas durante as chuvas os cuidados merecem ser reforçados. A seguir, a lista com as dicas fornecidas pela CTTU:

1. Assim que começar a chover, você deve desacelerar com calma o veículo, mantendo uma distância do carro a sua frente equivalente ao tamanho de três automóveis.

2. Redobre os cuidados com os pedestres. Quando a chuva começa, sempre ocorre aquela típica correria a procura de abrigo.

3. Procure não fazer manobras nem freadas bruscas, pois o risco de derrapagem é grande.

4. Acenda o farol baixo. Isso vai melhorar um pouco sua visão e quem está atrás terá uma boa visibilidade do seu veículo devido às luzes vermelhas do farol traseiro.

5. Se estiver em movimento, não ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionada se o veículo estiver parado. Quando ligados com o veículo em movimento, pode confundir o condutor que estiver atrás.

6. Quando os vidros derem os primeiros sinais de que irão embaçar, passe um pano limpo. Jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele só irá prejudicar a situação. Procure deixar os vidros laterais um pouco abertos para criar uma circulação de ar e ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado. Lembre-se: você deve esfriar o carro por dentro para desembaçar os vidros.

7. Caso os vidros já estejam todos embaçados, faça o inverso. Ligue o ar quente, ele irá evaporar as minúsculas partículas de água que deixam o vidro embaçado.

8. Faça bom uso dos espelhos retrovisores de seu veículo para poder “monitorar” o erro dos outros.

9. Se você sentir o veículo está “dançando” um pouco na pista (como se estivesse boiando), quer dizer que ele está aquaplanando. Neste caso, diminua a velocidade, pois o veículo ganhará peso e voltará a tocar os pneus no solo.

10. Se você sentir que seu veículo não está respondendo bem aos seus comandos ou você sente-se inseguro com a situação, deixe o orgulho de lado e pare no acostamento, ligue o pisca alerta e aguarde a situação melhorar.

11. Pedestre: cuidado com as poças de água, elas podem esconder algum buraco.



Fonte: http://www.maisdicas.net/dicas-para-dirigir-em-dias-chuvosos

Um comentário:

  1. Parabéns André!! Um post de utilidade pública.
    Tão bom se as pessoas se conscientizassem, não é?
    André, me senti dirigindo agora, ao ouvir a rádio Cacareco,mas prestando atenção ao que você nos diz, pode deixar. [rs]Sei da importância de uma direção defensiva.
    Um abraço e obrigada pelas importantes dicas.

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!