domingo, 22 de agosto de 2010

Odontologia: Piercing na língua é prejudicial diz estudo.

Usar piercing na língua entorta os dentes

Pesquisa nos EUA indica que pessoas criam mania de "brincar" com a joia na boca





Um estudo feito pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, indica que usar piercing na língua pode fazer com que os dentes da frente se entortem e tenham um espaço considerável entre eles. O motivo, de acordo com os pesquisadores, é o fato de os usuários forçarem a joia, principalmente as que tem formato de bastão, contra os dentes.

Sawsan Tabbaa, principal autor do estudo, diz que se trata de uma regra básica da ortodontia, segundo a qual esse tipo de força, com o tempo, faz com que os dentes se movam. Uma pesquisa anterior da universidade, feita com alunos de ensino médio da cidade, já havia indicado que os adolescentes com piercing na língua adquirem o hábito de tocar a parte de trás dos dentes com a joia e também colocá-la entre eles.





Os pesquisadores analisaram o caso de uma jovem de 26 anos que tinha um grande espaço entre seus dentes incisivos centrais - era comum que ela colocasse a "bolinha" do acessório entre os dentes. Ela, que usava um piercing há sete anos, não tinha esse problema antes da colocação do produto, diz o pesquisador.

- O haltere do piercing nunca é retirado porque a língua é muito vascularizada e remover o piercing pode fazer com que o furo se feche. Então faz todo o sentido constatar que forçar o piercing todos os dias contra os dentes vai fazer com que eles se movam.





Você quer isso para você?


Fontes:
http://www.odontologiahoje.com.br/
http://semcontosdereis.blogspot.com/2010/05/piercing-na-lingua.html
http://www.mulherbeleza.com.br/piercing/piercing-na-lingua-fotos/attachment/piercing/

39 comentários:

  1. Olá Andre, Bom Dia!

    Estou aqui, para agradecer sua visita
    ao meu blogs, e de esta a seguir e também
    pelo o comentário deixado a minha página,
    muito obrigado! fico muito feliz em te ver
    por lá, e espero que sempre eu tenha algo
    que seja do seu interesse.
    Também quero te parabenizar a sua página!
    com tantas informações, que são tão necessária
    para atualidade dos conceitos do mundo de hoje
    em que vivemos. Que ao meu ver são muito inportante, paragens!
    E também te desejo uma semana de muitas properidades!

    Abraços meus, Adalso de Souza

    ResponderExcluir
  2. Interessante seu trabalho aqui, ainda que difere do meu, eu gostei e volto. te sigo!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo André!

    Estou passando para te deseja
    um otimo fim de semana, de
    muitas alegrias e saúde e paz
    pra vc e sua familia!

    um grande abraço
    Adalso de Souza


    Há um tempo em que é preciso
    abandonar as roupas usadas,
    que já têm a forma do nosso corpo,
    e esquecer os nossos caminhos,
    que nos levam sempre aos mesmos lugares.
    É o tempo da travessia:
    e, se não ousarmos e fazê-la,
    teremos ficado, para sempre,
    à margem de nós mesmos

    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  4. oi andre achei muito legal e queria te perguntar iso acontese so com quem ñ limpa direito o acesorio

    ResponderExcluir
  5. Olá caro amigo Gabriel, inicialmente quero agradecer a sua visita ao meu blog e pelo questionamento. O mundo move através das indagações. Sobre o tema, o estudo diz que o uso de piercing trás mais malefícios do que beneficios. O usuário pode ter um ótima higiene bucal, mas nunca conseguirá limpar totalmente a região onde se encontra o objeto. Tirar o piercing e limpá-lo bem e depois recolocá-lo ajuda mas no tecido haverá sempre microorganismos que poderão causar inflamação e posterior infecção, com isso dor, inchaço, vermelhidão e odor. Em relação aos dentes, o fato da pessoa ficar tocando o objeto nos dentes com muita frequência pode levar a mudança no posicionamento dos dentes, por isso cuidado. Se vc usa e quer continuar usando, capriche ao máxima na higiene bucal e do obejto e não fique brincando com o objeto na boca.
    Espero ter esclarecido. Estou a disposição para eventuais dúvidas.

    Obrigado e volte sempre!

    Abraço.

    André

    ResponderExcluir
  6. Montagem XD' Eu mermo Nu sei se foi sOrte Mais Comi Tudo No Mermo Dia E No Sequinte

    Explo: furei Hj COmi Tudo Hj Camarão E No Outro Dia Teve Churrasco Comi Tudo Denovo Tudo normal mais tbm não sei se som Sangue bom pra essas coisas Pooos Quando levo um corte rapido ele Fica Bom xD'

    ResponderExcluir
  7. Estou qrendo furar... Mas estou com medo d inflamar...Vc pode me dizer alguns cuidados essencias q eu devo ter para sicatrizar mais rapido...

    ;D

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo "Anônimo", se vc realmente quer furar a língua e colocar um piercing, a desição é sua desde que seja maior de idade, mas eu como profissional da saúde não aconselharia, visto o texto acima sobre os malés que o piercing pode causar. Eu como cirurgião-dentista conheço a técnica de anestesia a qual a língua é anestesiada, estudei na Universidade quatro anos em Odontologia e tenho autorização para usá-la, já as pessoas que colocam esses tipos de objetos na língua, como tatuadores por exempo, provavelmente não devam conhecer a técnica e não têm autorização para aplicá-la, e por isso a dor existe e acontece. A língua é um músculo e tem vasos sanguíneos e inervação (nervos. Mas se mesmo assim vc queira continuar, preocupe-se muito com a higiene bucal e isso engrada limpar bem os dentes, as gengivas, bochechas e principalmente a língua, todos os dias e pelo menos 3 vezes. Higienizar o objetos todos os dias é importante. O objeto dever se usado em primeira vez em estado de "esterelizado". A inflamação vai ocorrer, porque o tecido vai ser lesionado, mas a resposta a inflamação depende de cada caso, de cada organismo, provavelmente seja preciso uso de anti-inflamátorio, mas isso deve ser prescrito por um profissional de saúde. A boca é um dos locais mais contaminados do corpo, são milhões de bactérias presentes. Não tome bebidas alcóolicas, não fume e o principal, cuide de sua saúde.
    Peço que pense bem, reflita e tome a decisão que achar correta.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá André, tenho Piercing na lingua há uns 4 meses e acabaei de ver a 3º foto do blog e pergunto. Aconteceu isso com ela pq ela retirou o objeto e deixou tampar o furo ou por inflamação ou algun outro motivo ? Aguardo resposta !

    ResponderExcluir
  10. Olá Rodrigo, de início quero agradecer pela visita ao meu blog e por participar dele com a sua indagação. O conhecimento existe e tem que ser compartilhado. Sobre a as fotos no post, elas não são minhas e por tanto eu não acompanhei, mas pela imagem da terceira foto, concluo que é uma lesão na língua devido a um trauma, como o texto trata de piercing, é provavel que seja pela perfuração do músculo e com isso acarretou sangramento e posterior inflamação e infecção. Isso pode ocorrer mesmo usando o piercing. Se retirar o objeto e não o colocá-lo antes que a cicatrizção ocorra, provavelmente o furo será perdido, porque a cicatrização vai reparar o dono ao tecido. Se houver a cicatrização noraml, portanto o furo fica evidente e sem o objeto, o "buraco" pode permanecer como também pode tampar, isso depende de cada organismo e como foi a cicatrização.
    O importante é tomar muito cuidado com esse tipo de procedimento, higienizar muito bem a boca, inclusive a língua. Mas vale ressaltar que mesmo tendo uma boa higiene bucal, não se conseguirá uma perfeita limpeza da região lesionado na sua parte interna, e se o objeto quando foi introduzido na língua naõ tenha sido esterelizado, a inflamação e possível infecção são inevitáveis e as consequências são terríveis como dor e inchacho, podendo levar a quadros febris devido a infecção. A infecção se não tratada pode durar alguns dias devido ao organismo reagir contra ela, mas pode aumentar e causar danos irreversíveis ao músculo e até mesmo ao corpo.
    Por isso, como você Rodrigo já usa o objeto e queira continuar usando, tome muito cuidado com a higiene bucal e procure um cirurgião dentista para fazer uma avalição da situação local.

    Obrigado pela participação, espero ter contribuido para informar, orientar e tenha sanado a sua dúvida. Volte smpre e estou a disposição para eventuais dúvidas.

    Atenciosamente,


    André.

    ResponderExcluir
  11. Olá André...
    Tenho duas questões e espero que me possa ajudar!
    Ha 10 dias fiz um piercing na lingua... tive todos os cuidados e higiene... mas houvi dizer que o piercing pode afectar os dentes, e posso até perde-los, é verdade? Se for, como saberei se me vai acontecer?
    E a outra é sobre os enfeitos nos dentes (Os famoso piercings dentários) Gostava muito de fazer, e sei que é facil e prático, tenho uma amiga que fez em casa mesmo com uma daquelas colas que cola tudo, isso pode-se fazer?
    Tem um blog muito interessante! E desde já Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Olá "Anônima" permita lhe chamar assim porque infelizmente não sei o seu nome, inicialmente quero agradecer pela visita e elogio ao meu blog, obrigado e volte sempre!
    Sobre a suas dúvidas vamos uma a uma: Como você colocou um piercing e tudo esta bem, sorte sua, mas saiba que a boca é um local muito contaminado e mesmo assim pode acontecer de surgir alguma irritação, uma possível infeção, é um risco que se corre. Sobre o objeto afetar os dentes, o estudo mencionado nessa postagem demonstra que o uso de piercing na língua pode levar com o passar do tempo a mudar a posição correta dos dentes e a desgastá-los pelo hábito de ficar passando o objeto metálico (piercing) nos dentes. Para perder algum dente em decorrência de usar piercing deve se analisar o tamanho do objeto e a relação que esse piercing tem com os dentes, não se garante que vai perder algum dente, mas saiba que poderá causar alguma lesão nesses dentes que se tocam com o piercing, por isso tenha muito cuidado para não ficar passando os lábios e os dentes do objeto.
    Sobre o piercing no dente em si, é um artifício estético o qual nem todos os cirurgiões(as) dentistas gostam de fazer, eu particularmente, não gosto, mas respeito. É uma técnica simples em se fazer em consultório odontológico e não há desgaste da estrutura dental. Agora, NUNCA, em hipótese alguma cole por si mesmo algo nos dentes. O(a) cirurgião(a) dentista é o(a) profissional capacitado(a) para fixar algo nos seus dentes. Sua amiga usou uma cola que como vc mesmo disse "cola tudo", mas mesmo esse tipo de cola não foi feita para usar na boca e muito menos nos dentes. Essas colas são ácidas e pode irritar a mucosa, a gengiva se houver contato, causar alguma sensibilidade no dente envolvido e, pelo fato de a boca estar sempre úmida, ela vai perder a sua função. Por isso NÃO USE nenhuma cola, se vc acha bonito, quer colocar um piercing no dente, procure um consultório odontológico e converse com o profissional.

    Quem usa piercing, principalmente, na língua deve caprichar ao máximo na higiene bucal.

    Espero ter sanado suas dúvidas, obrigado pelas indagações e estou sempre a disposição para eventuais dúvidas.

    Abraço.

    André

    ResponderExcluir
  13. A Anônima se chama Flávia! =)
    Obrigada pela ajuda! Fiquei mesmo bastante esclarecida! É bom poder contar com profissionais dispostos a ajudar assim como você!
    Um forte abraço e Boa semana!

    ResponderExcluir
  14. Olá Flávia, que bom que as suas dúvidas foram esclarecidas. Eu como profissional de saúde quero, gosto, tenho o dever e a responsabilidade de tranmitir conhecimento, esclarecer,informar, orientar.

    A saúde é um bem maior que devemos sempre preservar.

    Abraço.

    André.

    ResponderExcluir
  15. olá André..bom eu tb chamo André.. (:
    tipo; eu queria colocar um piercing na lingua, eu uso aparelho odontológico e tenho um saude bucal boa e tals, nao bebo e nem fumo. mais msm assim tenho um certo medo de colocar o piercing e inflamar e acontecer o msm que essa 3ª foto ae' bom eu queria saber se é mt risco e se devo ter um algum cuidado em especial pra sicatrizar mais rapido e nao inflamar..
    obg' (:

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá André, inicialmente obrigado pela visita ao meu blog e pela indagação. Vamos as suas dúvidas: Como você mesmo mencionou, você usa aparelho ortodôntico e tem uma boa saúde bucal, sinal que preocupa-se com a sua boca, parabéns! Sobre a questão de colocar um piercing na língua, se você André leu o texto postado, os outros comentários, sempre fixo na questão da higiene bucal bem satisfatória. A boca é inundada de milhões de bactérias e outros microorganismos microscópicos e, qualquer ferida é uma "porta de entrada" para infecções. Dizer para você colocar um piercing na língua eu não vou recomendar, visto que não é algo saudável, e a possibilidade de haver uma inflamação é inevitável e posterior infecção pode ocorrer como talvez não, vai depender da resposta do seu organismo à agressão ao músculo (língua) e, a questão da higiene bucal. O risco de inflamar é existente e grande, visto que o tecido será "furado", machucado e isso como em qualquer parte do corpo faz parte do processo de cicatrização: (ferimento - inflamação (reação a agressão = dor e inchaço) - cicatrização), mas poderá ocorrer: ferimento - inflamação - infecção (como isso haverá dor, febre, inchaço, mal hálito e irá precisar de fazer uso de antibiótico sob prescrição do cirurgião dentista sempre). Se você André, quer mesmo colocar um objeto na sua língua nunca esqueça que é mais um corpo estranho na sua boca e em tecido mole, como acontece com o seu aparelho ortodôntico que esta fixo em tecido duro (dentes), você deve caprichar ao máximo sempre e várias vezes ao dia na higiene bucal dos dentes, da língua, das bochechas, palato (céu da boca), do piercing, do aparelho e, se possível faça uso de algum enxaguatório bucal (minha recomendação é que seja um enxaquatório sem álcool) para auxiliar ainda mais na higiene bucal. O objeto metálico deverá ser esterelizado para ser usado.

    Sobre a cicatrização ser mais rápida ou mais lenta, isso depende da resposta do seu organismo e como mencionei anteriormente, as suas condições bucais. Para fortalecer sempre o sistema imunológico de defesa, cuide bem de sua alimentação com proteínas, frutas, verduras, folhas verdes... e beba sempre água.

    Espero ter sanado suas dúvidas e estou a disposição para outros esclarecimentos.


    André, antes de colocar um piercing pense bem se é isso mesmo que você quer e, porque você quer fazer isso.

    Abraço.


    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  18. Me arrepiei com o texto e com as imagens... realmente percing na língua pode causar problemas graves aos dentes, não apenas entorta-los ou separa-los,como quebra-los durante alimentação tbm! Conselho para quem quer colocar... passando a primeira semana troque a haste por uma menor, a haste colocada na perfuração é grande devido ao inchaço da língua. Tenho Piercing na língua a 3 anos e jamais tive problemas! @AndreFlynn

    ResponderExcluir
  19. Olá @AndreFlynn, obrigado pela visita ao meu blog e por comentar. Realmente colocar piercing na língua é uma questão de escolha e comprometimento e também risco.

    Sua contribuição para disseminar informações, sugestões são sempre bem vindas.

    Volte sempre!

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  20. Adorei o que vi e o que li... achei bastante interessante a informaçao aqui exposta. Muitas pessoas fazem os piercings porque acham bonitos e nem sempre se dão ao trabalho de ver as consequências de tais, e por vezes acontecem as tais coisas que se tornam perigosas e nao se podem remediar.

    ResponderExcluir
  21. Olá Joana, obrigado pela visita ao meu blog, pela atenção destinada a postagem e pelo comentário que é de extrema importância para informar, esclarecer e deixar a opinião.
    Concordo com vc, as pessoas querem fazer ou colocar algo estranho no corpo mas não se informam corretamente sobre as vantagens e prejuizos.

    Volte sempre!

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  22. olá,andré!
    gostei muito do teu blog!
    tenho uma duvida:quero colocar um piercing na lingua,estou certa disso.já tenho um no labio,cuidei bem e ele nem deu indicios de inflamação.por ser na boca(o piercing na lingua),é a mesma coisa que o no labio?e se eu tomar antiinflamatorio,vai diminuir o risco de infecção?
    obrigada pela atenção!
    michelle graf

    ResponderExcluir
  23. Olá Michelle Graf, obrigado pela visita ao meu blog,fico feliz por ter gostado.
    Sobre o piercing, como você já experiência em usar o objeto no lábio, devo ressaltar que usar um objeto estranho dentro da boca é aidna mais diferente do que usar no lábio que tem contato mais externo do que interno. Na cavidade bucal há milhões de bactérias, fungos. E qualquer ferimento é passível de inflamação (que é a resposta do organismo a agressão que as células recebem) e possível ocorrência de infecção. Tomar antiinflamatório antes pode atenuar a sintomatologia (dor) mas não impede de haver infecção.

    Se a sua escolha é colocar o piercing na língua tome muito cuidado, sempre tenha uma ótima higiene bucal (uso de escova dental, com pasta dental fluoretada, uso de fio dental em todos os dentes, enxaguatório bucal " na minha opinião sem álcool" e limpeza também da língua, bochechas, palato (céu da boca) sempre, diariamente e 3 a 4 vezes ao dia.

    Eu como profissional da saúde não recomendo colocar, mas a decisão é sua.

    Espero ter contribuido para sanar a sua dúvida.

    Volte sempre e estou aqui para eventuais dúvidas se houverem.

    Abraço.

    André Ribeiro.

    ResponderExcluir
  24. olá Andre

    tenho uma pergunta para fazer
    coloquei meu piercing a 5 semanas
    e resolvi retiralo qual os cuidados que
    devo tomar agora para fechar o buraco os mesmo
    que eu tava tendo quando estava com o piercing??

    abraços...

    ResponderExcluir
  25. OLá "Anônimo", não sei o seu nome, como se chama?

    Obrigado pela visita ao blog e pelo comentário. Sobre os cuidados que você deva ter, é inicialmente, caprichar bem na higiene bucal, principalmente na região onde estava o piercing (no seu caso eu não sei onde você o colocou), mas a lesão que se formou era cicatrizar. sobre fechar o espaço por onde o objeto estava isso é com o tempo, questão de semanas. Mas enquanto isso escove bem os dentes, as gengivas, a língua e use um enxaquatório bucal (sem álcool). Não passe nada no local. Na dúvida procure um profissional odontológico para examinar e lhe orientar.

    Espero que eu tenha lhe ajudado.

    Volte sempre.


    Abraço.


    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  26. Olá André.
    Tenho 13 anos, tenho um Piercing no septo nasal, e alargadores de 4mm.. tudo tranquilo, não tive nada. Agora estou com vontade de um piercing na lingua também, os riscos mudam pela minha idade? o piercing na lingua é mais arriscado que os outros ou a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  27. Olá Allysson, inicialmente quero agradecer pela visita ao meu blog e pelo comentário. Agora sobre a questão de você colocar piercing na língua, independente da idade os riscos são os que o texto descreve. Eu como Cirurgião Dentista não apoio essa prática. Piercing na língua é possibilidade de infecção, inflamação, dor. A boca é uma cavidade altamente contaminada por bactérias e por isso ela precisa ser bem higienizada constantemente e se colocar um objeto estranho (piercing) as atenções devem ser redobradas.

    Na minha opinião eu não aconselho colocar.

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  28. oii meu maior sonho e colocar um pircing na lingua so que eu tenho medo da inflamaçao so tenho um brinco na cartilagem queria saber o nome do anti inflamatorio e os cuidados do objeto minha dentista me elogio muito com minha higiene bocal obrigado

    ResponderExcluir
  29. Olá Daniel Neto, obrigado pela visita ao meu blog, pelo comentário, isso enriquece ainda mais. Sobre colocar o piercing dentro da cavidade bucal é algo sério e envolve risco como diz o texto. Vai causar inflamação, dor, pode até evoluir para infecção. Eu sendo um profissional da saúde, não recomendo. É bom você ter sempre uma ótima higiene bucal e se for colocar o piercing, procure um profissional da área. Sobre medicamento, só podemos prescrever via escrita, por isso se você for colocar com um cirurgião dentista ele prescreverá. O objeto deverá ser esterelizado para reduzir o risco de infecção, mas ressalto, poderá mesmo assim haver infecção.

    Volte sempre!

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  30. Olá, ja ouvi falar muitas coisas a respeito dos malefícios causados pelo uso de piercing na língua, porém tenho o meu ha 8 anos e jamais tive problema algum, meus dentes nunca ficaram tortos, sempre em visitas ao dentista questiono se existe algum tipo de lesão e nunca houve nada. Não tive problemas na cicatrização e , comparado com outros locais que perfurei para o uso de piercing, quase não senti dor alguma na perfuração. E não utilizei anestesia. Acredito que a posição que escolhi por o piercing,que não foi a convencional, colaborou para que eu jamais tivesse complicações. Escolha bem a joia,o profissional que irá realizar a perfuração e pronto! Nunca tirei o meu e nem pretendo retirar tão cedo!!

    ResponderExcluir
  31. Olá Karol, obrigado pela visita ao blog e pelo comentário. Você é uma das pessoas que não tiveram complicações com o uso do piercing, mas não é generalizado. Seu comentário enriquece ainda mais o blog.

    Volte sempre.

    Abraço.


    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  32. FÁCIL usem de plástico, assim nao irá "raspas/roçar" nos dentes

    ResponderExcluir
  33. Olá Fábio Vilela, obrigado pela visita ao meu blog, espero que tenha gostado. Seu comentário só enriquece a postagem. Sobre o fato de trocar o piercing de metal (aço) pelo de plástico, reduz sim a dureza porque são materiais de origem diferentes, mas ambos são objetos sólidos. E sendo de aço ou plástico, ambos podem levar riscos de ocorrer infecções e, o plástico ainda pode ser mais irritante pelo fato dele talvez não ter o polimento da sua superfície como a do metal, podem ter reentrâncias, o que pode favorecer o acúmulo de bactérias e com isso prejudicar o tecido humano. E o plástico é maleável, é fácil de deformação. E é fato: quem coloca piercing quer ver o brilho do mesmo quando estiver usando e o plástico não causa esse efeito. O importante é se cuidar, higienizar bem a cavidade bucal e se sentir bem.

    Obrigado e volte sempre!

    Abraço.


    André H. Ribeiro

    ResponderExcluir
  34. olá me chamo davi
    e kero tirar meu piercing da língua tem algum problema a respeito disso minha língua será a msma que era antes..obg aguardo resposta

    ResponderExcluir
  35. Olá Davi, obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário. Sobre a sua dúvida, o fato de você ter usado piercing provavelmente irá deixar alguma cicatriz, ou marca na sua língua, mas ela continuará tendo as mesmas funções e mobilidade. O local onde o piercing estava incluso é possível que esteja cicatrizado e ir ser obstruído com o passar do tempo pela própria musculatura (o conduto ficará mas com o passar do tempo ele talvez deixe de existir, isso só acompanhando.

    Espero que tenha esclarecido a sua dúvida.

    Volte sempre!

    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  36. minha mae n deixa pq acha q posso perder ate metade do rosto cm isso.Pode por uma mensagem flando pra ela se tomar cuidado n tem nenhum risco ?obrigado lorran

    ResponderExcluir
  37. oi , tenho pircing na lingua já faz uns 8 meses e eu tinha a mania feia de "brincar" com o pircing.
    Qurero saber se a pessoa parar com o habito de colocar o pircing entre os dentes, eles se acertam ou param de se mover.
    E se colocar aparelho, vai continuar prejudicando os dentes?

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Deborah,

    Inicialmente, obrigado pela visita ao meu blog e por participar.

    Sobre o fato de você "brincar" com o piercing entre os dentes (foi o que entendi), com o tempo você acaba prejudicando e danificando os seus dentes, porque o piercing é um objeto sólido (metal) e isso acada promovendo atrito com os dentes (sólido calcificado), imagina que leva a pior nessa interação: dente e metal? Os dentes. Os danos causados se não forem tratados e corrigidos, continuam como estão, mesmo você deixando de atritar o piercing com os dentes. O uso do aparelho corrigirá o posicionamento dos dentes. Mas é importante deixar bem claro que, o uso do piercing, na cavidade bucal, não é apropriado e nem aconselhado, devido aos fatos já mencionados no texto da postagem. Preocupe bem com a higiene bucal principalmente, na região onde se encontra o objeto em questão.
    Aconselho procurar um profissional odontológico, Cirurgião Dentista, para analisar os dentes, o posicionamento dos mesmo, a relação do piercing com os tecidos moles o qual esta inserido e a questão da saúde bucal como um todo. Só o profissional analisando clinicamente, poderá lhe orientar corretamente.

    Obrigado e espero que as informações lhe ajude.

    Atenciosamente,

    André H. Ribeiro

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!