domingo, 20 de junho de 2010

Medo de ir ao cirurgião dentista?!

Entrevista com o cirurgião dentista Alessandro Gavazzoni sobre o medo de ir ao dentista

Tv transamérica – Medo de ir ao dentista

Eu quero saber um pouquinho sobre esse medo de ir ao dentista, isso e mito, uma lenda urbana ou realmente as pessoas têm medo de ir ao dentista?

Na verdade existe sim esse medo. E algumas pessoas ou situações em que esse medo extrapola, não necessariamente o medo em si ele pode ser justificado inclusive, atualmente uma parcela menor da população, mais ainda existe sim com certeza.
No tempo dos nossos avos, quando pensavam em ir ao dentista e por que eles já estavam com muita dor era porque o caso estava sério, nos dentes, na gengiva até no maxilar, estava realmente em uma situação critica, por causa do medo do dentista e alem do mais naquela época não existiam muitos quer realmente fosse especializados nessa área, como que era isso e como que é hoje em dia?

Bom claro que o medo dos dentistas tem diversas explicações, e uma delas e justamente essa questão de quando as pessoas iam ao dentista, elas iam muito tardiamente e ao invés de fazer uns tratamentos preventivos, que na época os próprios dentistas não tinham essa consciência de prevenção, era mais um tratamento curativo e isso se tornava mais cansativo, trabalhoso e doloroso, pois, a prevenção e muito mais fácil de ser feita do que a parte de cura e quando os vis a voz e ate mesmo a origem da odontologia em si tem muita relação entre dor, e tratamento odontológico por si só. Hoje em dia com técnicas de anestesia, e novas técnicas de procedimentos mesmo, e inclusive ate materiais odontológicos produzidos a cada ano pra facilitar os procedimentos e encurtar o tempo de tratamento, que também faz com que diminua a ansiedade gerada pelo desconhecido pela duvida que a pessoa tenha sobre o que vai ser feito, e o que efetivamente o dentista passa essa informação.

Isso faz com que diminua bastante essa sensibilidade pela questão da ansiedade, também o que tem de novo no mercado existe um aparelho que acaba injetando esse anestésico com mais cuidado, e controle e como se fosse um conta gotas de certa forma, e uma anestesia eletrônica e claro que também não e só o equipamento mais sim toda uma conversa com o dentista antes de efetuar o procedimento, pra deixar a pessoa mais calma, mais tranqüila, pra evitar essa sensibilidade da pessoa.
Alem disso existem técnicas hoje em dia, mais avançadas com relação à área cirúrgica, de confecção de implantes e conseqüentemente de próteses, e um tipo de tratamento mais especifico que foge um pouco dessa área da prevenção e sim uma coisa mais curativa. E que e assim a área de atuação de um dentista, e a mínima possível porque previamente foi feito um planejamento, foi feito uma cirurgia virtual com alguns exames radiográficos, e o auxilio do computador e possível programar com uma exatidão próxima de 100% essa situação, da cirurgia, e se a gente souber previamente o que pode acontecer também e possível prever varias situações então existe esse procedimento de cirurgia virtual, a gente sabe de certas coisas que precisam ser mudadas e tal,assim depois da cirurgia o trauma será menor, o pos operatório será menos sensível, e podemos fazer um tratamento com medicamentos controlados, com medicação via oral, analgésico ou anti inflamatório e possível ter um controle maior de varias situações que depois incomodavam muitas pessoas.

Quais os procedimentos cirúrgicos ou não em que realmente o paciente sente mais dor?
Bom a questão que realmente causa dor e a questão da carie, pois quanto mais perto da raiz do dente for essa carie, faz com que aumente a sensibilidade do dente, então principalmente a carie e uma conseqüência de algum problema que causa mais dor dentro da odontologia, e se não for tratada a tempo a carie vai ser maior, vai ficar mais perto da parte viva do dente, e conseqüentemente o tratamento preventivo acaba não tendo mais eficácia na verdade a parte curativa, e isso traduz na maioria das vezes em precisar fazer o tratamento de canal no dente, que e controlado ate um certo ponto diminuir a sensibilidade nos estágios iniciais, até o dentista conseguir controlar vai causa uma sensibilidade, mais isso também varia de pessoa pra pessoa. Mais acredito que a sensibilidade por carie e muito maior do que a por a remoção de um, dois, três ou quatro dentes de uma vez.

Implantar um dente causa um processo dolorido?

Bom via a regra quanto maior a quantidade de implantes, maior a quantidade de anestésico que vai precisar ser utilizado, se for comparar a remoção de um dente com o implante de um dente, a quantidade que você vai usar de anestésico para o implante, vai ser menor do que para o implante.

Na hora de o dentista dar uma anestesia, o que e importante a pessoa lembrar pro dentista?!

Particularmente hipertensão, diabetes, qualquer problemas entre esses, principalmente não controlados, pois hipertensão e diabetes controlado, a gente encara quase como se fosse um paciente normal, mais qualquer tipo de problema sistêmico e importante passar a informação pro dentista na hora em que ele faz o questionamento medico, pois algum desses remédios que são usados pra controlar a diabetes, ou a hipertensão, pode ter alguma coisa que reaja com o sal anestésico, então isso tem que ser falado, passar o maior numero possível de informações pro dentista.

Doutor, existem pessoas que chegam no seu consultório com muito medo, em que a adrenalina sobe tanto que nem anestesia faz efeito?

Sim existe inclusive, existe até uma síndrome de nome: síndrome do jaleco branco a pessoa, só de ver um jaleco branco, seja da área que for já fica com a descarga de adrenalina endógena fica tão alta, que aumenta o batimento cardíaco, a respiração fica ofegante, e isso e importante em relação a anestesia uma dica na hora da anestesia: e a pessoa tentar respirar fundo tentar pensar em coisas agradáveis, ta na hora isso e complicado mais se a pessoa tentar e o profissional pode ajudar a pessoa , claro que 100% de controle o dentista não tem muito menos a pessoa isso e normal, mais que e possível controlar diluir esses problemas pra pessoa e possível sim, mais a pessoa ficar nervosa, por ir ao dentista e ficar nervosa por saber que vai tomar anestesia, dificulta muito pois com a pessoa mais nervosa faz com que circule mais sangue, graças aos batimentos cardíacos, fazendo com que o tempo de anestesia dure menos do que deveria e o medico não pode prever isso, e assim que o anestésico acaba e a pessoa começa a sentir dor aumenta o stress, aumenta a adrenalina aumenta a circulação, e aumenta a dor.
Então e assim o dentista aplicou a injeção de forma correta, numa quantia correta, mais por causa de uma coisa interna do paciente acaba fazendo com que não dure o tempo que deveria durar, e as vezes o medico esta em uma parte em que ele não pode parar, e infelizmente o paciente vai sentir uma dor que o medico não vai poder controlar naquele momento.


Quais as principais doenças em que o paciente chega ao consultório, com um estado avançado e muitas vezes nem tem conhecimento sobre ela?

As duas principais doenças odontológicas seriam: a carie, pois ela e considerada uma doença, pois e contagiosa. A outra seria a doença periodontal a doença da gengiva que se traduz basicamente em uma ma higienização, seja pelo motivo que for mas essa ma limpeza do local acaba acarretando a uma inflamação da gengiva, e quando a pessoa vai passar fio ou escovar as vezes sangra então ela vendo sangue para de escovar e isso e pior pois a chance de inflamar de novo e grande e também de inflamar o osso em volta, da gengiva também e esse osso inflamando ele vai ser reabsorvido pelo organismo causando o amolecimento do dente, e também a sua perda mais essa doença tem vários estágios e esse e um estado avançado já que acaba causando a perda do dente.


Obs. O texto refere-se a entrevista, esta escrito conforme o cirurgião dentista expos. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!