terça-feira, 29 de junho de 2010

Curiosidade odontológica: Os egípcios já usavam pasta para os dentes!

Curiosidade odontológica






Egípcios usavam pasta de dentes há 2.400 anos



Uma fórmula egípcia de pasta de dente, que data do século 4 a.C., foi recentemente encontrada em uma coleção de papiros da Biblioteca Nacional de Viena, Áustria.


Os ingredientes incluem sal, menta, pimenta e flor íris seca. Segundo o dentista Heinz Neuman, "ninguém sabia que uma fórmula de pasta dental avançada existisse na antiguidade", disse ao jornal "London Daily Telegraph".

Até então, a receita mais antiga foi encontrada em correspondências entre monastérios trocadas no século 4. A primeira pasta dental comercializada surgiu em 1873. Antes dessa data, as pessoas limpavam os dentes com uma mistura de sabão e água salgada.

História - Segundo Maria Devanir Figlioli, professora adjunta de orientação profissional do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia de Araraquara, a escova dentária em sua forma primitiva é conhecida há séculos.


Na África, na Índia e na América Latina foram utilizados ramos de arbustos com aproximadamente 20 centímetros de comprimento que eram mastigados, convertendo-se em pincéis utilizados como escovas.


A odontologia deve muito à descoberta do Ebers papyrus transcrito em 1550 a.C. e que trás 811 receitas para a conservação dos dentes.


O papiro é o mais completo e importante dos receituários conhecidos e depois suas conhecimentos foram incorporados à farmacopéia helênica .


Os detergentes dentais então seguiam matérias-primas cuja eficiência era conhecida e outras desconhecidas, como sal comum e gordura.


Para tirar a dor e conservar os dentes, os antigos utilizavam-se de substâncias estranhas e repugnantes como o sêmen de homens e animais, leite de mulher e excrementos humanos e animais.



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!