terça-feira, 8 de junho de 2010

IBCC - Instituto Brasileiro de Controle do Câncer


IBCC - Instituto Brasileiro de Controle do Câncer


Institucional

IBCC: ampliação, qualidade e tecnologia

O ano de 2010 é um marco para o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), que consolida sua fase de crescimento e conquistas com a inauguração do Centro Cirúrgico, com espaço físico privilegiado e todos os recursos tecnológicos necessários ao bom desempenho das cirurgias oncológicas. São 1.300 metros quadrados com 10 salas totalmente equipadas. Duas delas possuem recurso para instalação de câmera, permitindo a transmissão simultânea da imagem do campo cirúrgico às salas de aula do Centro de Estudos do hospital.

O IBCC também inaugura a Central de Material Esterilizado, com o que há de mais moderno e eficaz para garantir a esterilização do material e equipamento destinado às cirurgias e tratamentos dos pacientes internados.

E como Medicina e tecnologia andam de mãos dadas, o IBCC está colocando à disposição das equipes médicas e dos pacientes o Sistema de Diagnóstico PET-CT, que revela as alterações do metabolismo celular e permite a detecção precoce do câncer com o rastreamento de lesões tumorais mínimas, facilitando o planejamento do tratamento e reduzindo o número de procedimentos invasivos.

Com estas boas notícias para 2010, o IBCC também comemora os atendimentos realizados em 2009. Foram 71.134 consultas, 5.048 cirurgias e 3.955 internações. Entre os exames-diagnósticos feitos pelo hospital destacam-se 13.934 mamografias, 19.663 ultrassons e 8.809 tomografias computadorizadas. Além disso, foram realizadas 17.761 aplicações de Quimioterapia e 44.647 sessões de Radioterapia. O Sistema Único de Saúde (SUS) preenche 71% de todos os atendimentos realizados pelo hospital.


Especialidades médicas

Referência em Oncologia, o IBCC oferece atualmente o atendimento às seguintes especialidades médicas: Angiologia e Cirurgia Vascular, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Digestiva e Coloproctologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Dermatologia, Ginecologia, Hematologia, Mastologia, Neurocirurgia, Oncologia Clínica, Ortopedia, Radioterapia e Urologia. A vocação do hospital com os cuidados com a saúde feminina se confirma com os 60% dos atendimentos destinados às pacientes de Mastologia, Ginecologia e Cirurgia Plástica (reconstrução das mamas pós-mastectomia).


Atendimento

O IBCC está equipado para prestar os serviços de atendimento ambulatorial, diagnóstico (mamografia, ultrassonografia, raios x, medicina nuclear, tomografia computadorizada e anatomia patológica), internação, cirurgias (centro cirúrgico e cirurgia ambulatorial), Unidade de Terapia Intensiva, radioterapia (externa e braquiterapia), iodoterapia, cuidados paliativos, transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), quimioterapia e reabilitação psicológica.


Centro de estudos

O Centro de Estudos do IBCC faz escola. A cada ano cerca de 100 profissionais da Medicina, do Brasil e do exterior, vêm a São Paulo para conhecer e aprender o que há de mais inovador e moderno em técnicas utilizadas para o tratamento do câncer. O Centro de Estudos é responsável ainda por diversas teses, estudos e pesquisas feitas sobre a doença, sua prevenção, diagnóstico e tratamento.


15 anos de Campanha

Este ano, além das conquistas físicas do IBCC merecerem comemoração, o hospital também brinda os 15 anos da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, que durante este período arrecadou R$ 57,5 milhões para o hospital com a venda de mais de 15 milhões de produtos (camisetas, títulos de capitalização, louças, agendas, etc.). Esse valor foi utilizado para subsidiar parte do tratamento oferecido aos pacientes do IBCC, pelo SUS, e também para ampliar e equipar o hospital.

Para se ter uma ideia, em 15 anos o IBCC ampliou em 14.300 metros quadrados a sua área hospitalar, com boa parte dos recursos advindos da verba arrecadada com a Campanha. O Centro Cirúrgico inaugurado este ano é uma dessas obras, além do Ambulatório SUS, UTI com 10 leitos, nova área de internação (com 25 leitos, totalizando 75 leitos) e setores de Quimioterapia, Radioterapia e TCTH.

Hoje, mais estruturado, o hospital destina a totalidade do valor arrecadado com a Campanha às obras de ampliação do IBCC e compra de novos equipamentos. Em 2009, a Campanha representou 7,38% da receita do hospital. Já as doações de pessoas físicas e jurídicas representaram 6,44% da receita do IBCC.


Câncer no Brasil – Inca

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), os números estimados de câncer em geral e os de maior incidência em mulheres e homens são:

Estimativas 2010 Brasil - Novos casos
Câncer (geral / homens e mulheres) 489.270

Câncer na mulher
1º Câncer de mama 49.240
2º Colo do útero 18.430
3º Cólon e reto 14.800

Câncer no homem
1º Próstata 52.350
2º Traqueia, brônquio e pulmão 17.800
3º Estômago 13.820

Visite o site: www.ibcc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!