segunda-feira, 26 de abril de 2010

Odontologia: Robô-cobaia japonês

Robô-cobaia japonês "sofre" de dor na cadeira de estudantes de odontologia


Da France Presse

A cada vez que o estudante de odontologia liga o motor e não o aplica corretamente, Hanako é estimulada a gritar de dor. Seu calvário chega ao fim, no entanto, quando o futuro dentista consegue executar o gesto com mais esmero. A paciente não protesta mais.


Sentada na cadeira do consultório odontológico de uma universidade de Tóquio, a robô-cobaia, humanóide da cabeça aos pés, suporta todas as torturas que lhe são infligidas.


Hanako, concebida no laboratório da Universidade Waseda em conjunto com a empresa de robótica Tmsuk, é a terceira geração de andróide imaginada, e a que deu mais certo.


A boca de Hanako Showa é cheia de dentes e possui, inclusive, zonas sensíveis, podendo movimentar a língua, salivar e responder a perguntas do dentista, graças a um dispositivo de reconhecimento e síntese vocais.


Em caso de dor, Hanako geme, vira bruscamente a cabeça e arregala os olhos, fecha a boca ou joga o braço para trás - gestos considerados de risco, tanto para a paciente quanto para o futuro dentista. "Se você sentir alguma dor, levante a mão esquerda", ouve, repetidamente.


Quando a intervenção é mais longa, ela demonstra sinais de fadiga e não consegue manter, direito, a boca bem aberta.


"O número de incidentes registrados na cadeira de dentista é considerado duas vezes maior no primeiro ano de exercício do profissional do que no segundo", explica o professor Kotaro Maki da Universidade Showa de Tóquio.


Outra lacuna diz respeito à comunicação com uma pessoa que sofre, diz Maki.


"Com o robô, os estudantes podem repetir os exercícios inúmeras vezes e melhorar os erros, adquirindo experiência", insiste.


Os robôs-cobaia são, segundo ele, uma solução a qual o Japão tem todo o interesse em levar adiante.


"Com o robô, a gente se sente mais próximo da realidade. Ao contrário dos meios antigos, Hanako reage espontaneamente, como uma verdadeira paciente", comenta um estudante, Shugo Haga.


Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1545104-9356,00-ROBOCOBAIA+JAPONES+SOFRE+DE+DOR+NA+CADEIRA+DE+ESTUDANTES+DE+ODONTOLOGIA.html

Fotos:




2 comentários:

  1. Cobaias...
    melhor serem robôs...
    porque animais e humanos de cobaias...
    é tão ultrapassado...e dolorido...
    beijos
    Leca...
    Adoro Cazuza...

    ResponderExcluir
  2. Concordo, que cobaias devem ser robôs. Não sou a favor de maltratar animais nem pessoas em sentido de dor.

    André

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!