terça-feira, 6 de abril de 2010

Odontologia: Aftas

Aftas após instalação de aparelhos ortodônticos: porque isso ocorre e protocolo de orientações e condutas


Alberto ConsolaroI; Maria Fernanda M-O ConsolaroII

IProfessor titular em Patologia da FOB (graduação e pós-graduação) e da FORP (pós-graduação) - USP
IIProfessora doutora pela FOB-USP e ortodontista privada em Bauru


A palavra afta literalmente significa "eu inflamo", ou "eu ascendo" ou, ainda, "eu queimo". Inicialmente, foi utilizada na Grécia por Hipócrates, o pai da Medicina, para identificar o "sapinho" ou candidose pseudomembranosa em crianças. Mais tarde, seu uso se estendeu para toda e qualquer ulceração nas mucosas.

O termo úlcera deve ser reservado a lesões de superfície sem tendência à reparação depois de duas semanas, enquanto a palavra ulceração pode ser aplicada àquelas lesões com tendência ao reparo, como acontece com as aftas bucais.



Fonte: Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial Print version ISSN 1415-5419
Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial vol.14 no.1 Maringá Jan./Feb. 2009


Leia o artigo completo no endereço abaixo:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-54192009000100003&script=sci_arttext

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!