terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Odontologia: Estomatologia (Queilite Actínica Crônica)

Queilite Actínica Crônica, estudo e correlações dos aspectos clínicos e histopatológicos

Chronic Actinic Cheilits, study and correlations between clinical aspects and
histopatological findings

A Queilite Actíníca Crônica (QAC) é uma lesão labial considerada uma das principais lesões cancerizáveis da boca. Em um estudo realizado, foram avaliados 29 pacientes portadores de QAC, observando e relacionando a epidemiologia da doença, os aspectos clínicos e histológicos bem como os respectivos graus de atipia celular. A QAC ocorreu em 100% nos indivíduos da raça branca, em 19 homens (65,51%), 10 mulheres (34,49%) e na idade média de 56,14 anos. Foram avaliados também os aspectos clínicos e histológicos da QAC sendo encontrados 14 casos de atipia epitelial discreta (48,27%), 10 casos de atipia epitelial moderada (34,49%) e 5 casos de atipia epitelial severa (17,24%). Através de análise estatística concluímos que clinicamente a presença de áreas leucoplásicas e o tempo de evolução da lesão superior a cinco anos estão diretamente relacionados aos casos de atipias epiteliais mais graves. O hábito de fumar e de beber parecem contribuir, mas não obtiveram resultados estatisticamente significativos ao aparecimento da QAC.

Fontes:
Autores: Ms e Dr. Francisco Octávio Teixeira Pacca; Prof. Gilberto Marcucci; Prof. Fábio Daumas Nunes; Dr. Carlos E. Xavier dos Santos Ribeiro da Silva; Esp. Rodrigo Alarcon Cerri e Ms e Dr. Artur Cerri.
Publicação: Rev Assoc Paul Cir Dent 2009;63(6)445-52

Revista APCD


Figura: demonstrando ressecamento labial,alteração na linha de transição entre vermelhão e pele, edema e elastose labial, crostas, áreas eritematosas, ulceração, adelgaçamento do vermelhão e algumas áreas leucoplásicas

Um comentário:

  1. Boa Noite!!!! estou cursando o terceiro ano de Odonto e gostei do seu artigo,me ajudou nos meus estudos pra avaliaçao de estomatologia.

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!