terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Odontologia: Clareamento Dental em dentes vitais

CLAREAMENTO DENTAL EM DENTES VITAIS



A cor dos dentes tem uma forte influência na aparência e no estado emocional das pessoas. Por esse motivo, o Cirurgião Dentista é frequentemente procurado por diversos pacientes desejosos de verem seus dentes recuperados esteticamente, com o retorno de sua cor original.
A crescente valorização da estética torna-se evidente e, com isso, surge a necessidade de a Odontologia procurar recursos que obedeçam a estes padrões, sem que sua filosofia conservadora, em que a preservação da estrutura dental sadia deve ser o objetivo principal, seja comprometida (Mendonça, Paudilio, 1998).
O clareamento dental é a alternativa de primeira escolha quando há alterção de cor, permitindo a ocorrência de bons resultados, de forma menos invasiva e menos dispendiosa que a execução de coroas e facetas (Baratieri, 2007). No entanto, apesar de ser uma técnica de baixo custo, quando comparada com as reabilitações protéticas, deve ser considerada como um procedimento invasivo e que causa efeitos colaterais, como a redução da microdureza e os efeitos transitórios sobre a polpa, bem como a sensibilidade dos dentes.
O clareamento tem sido recomendado em casos de manchas por fluorose e tetraciclina e escurecimento decorrentes de terapia endodôntica, da idade e de traumas durante a formação do esmalte (Conceição, 2002).
Há alguns protocolos de clareamento dental.
1) O clareamento extracoronário pode ser realizado com o uso de placa para clareamento (Clareamento noturno, caseiro ou de moldeira), utilizando o Peróxido de Carbamida a 10 ou 16%;
2) O clareamento de consultório, sob isolamento absoluto em toda a arcada, ou o uso de protetor gengival encontrado no kit de clareamento, com aplicação do peróxido de hidrogênio a 35% ou peróxido de carbamida a 35%. Com o uso ou não de laser.

As técnicas de clareamento de dentes vitais são extremamente eficazes e estão sendo utilizadas em grande escala pelos Cirurgiões Dentistas. São técnicas consideradas alternativas menos destrutivas, quando comparadas à remoção mecânica do esmalte escurecido e sua subsequente substituição pelo material restaurador.
A técnica de clareamento com moldeiras sempre deve ser realizada com supervisão do Cirurgião Dentista.
É de extrema importância o paciente estar ciente do tratamento, dos possíveis resultados e seguir as orientações do profissional em relação a hábitos alimentares, hábitos parafuncionais e tratamento dos mesmos se possível, e higienização adequada da cavidade bucal para obterem longevidade e qualidade do tratamento.

Fontes: JBD - Revista Ibero-Americana de Odontologia Estética & Dentística; http://ricardo5150.blogspot.com e www.intitutosmile.com.br

2 comentários:

  1. O que é um dente vital e não vital?

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo, inicialmente, obrigado pela visita ao blog e volte sempre. Respondendo a sua pergunta, dente vital refere-se ao dente com vitalidade, com inervação e irrigação sanguínea. Dente vita é um dente que apresenta sensibilidade. Já um dente não vital é um dente que sofreu tratamento endodôntico, isto é, passou por tratamento de canal (removeu o nervo do dente e todo o tecido mole que existe no interior do dente e que dá sensibilidade.

    Espero ter esclarecido a sua dúvida.

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!