quarta-feira, 6 de abril de 2011

Avanços na Odontologia

O que mudou na odontologia?


Os avanços em pesquisas e a tecnologia na área de Odontologia vêm acontecendo cada vez mais rápidos. A Odontologia de ontem, de hoje e a que se praticará amanhã serão bem diferentes.

Os tratamentos hoje podem ser feitos com materiais mais resistentes, mais estéticos e com menos dor, graças a anestésicos mais potentes, agulhas para anestesia mais finas, flexíveis, siliconadas e pomadas préanestesia mais fortes.

Limpeza de tártaro com aparelhos de ultra-som e jato de bicarbonato são mais agradáveis e rápidos.

Para os tratamentos de amanhã, muita coisa está sendo colocada no mercado e testada. Para que cheguem até o paciente de imediato, talvez um único impedimento: o alto custo dos aparelhos e a falta de informação ou a limitação de seu uso para poucos casos.

Algumas dessas novidades já estão sendo apresentadas nos congressos , por exemplo:

Anestesia eletrônica - Um eletrodo é colocado na gengiva ao lado do dente a ser tratado. Ele produz uma corrente elétrica que despolariza a fibra nervosa, causando uma sensação de formigamento no local. Só pode ser utilizada para restaurações pequenas e em pessoas que não tenham problemas cardíacos, neurológicos ou não estejam grávidas.


Aparelho de anestesia eletrônica



Máscara anestésica - Consiste na inalação de um gás (óxido nitroso) que provoca uma sedação consciente, ou seja, o paciente é atendido mais relaxado e sedado. Não se trata de anestesia geral e não substitui a anestesia local. É usada para diminuir o nível de ansiedade do paciente, tornando o tratamento mais fácil. Essa "novidade" tem sido utilizada por dentistas desde 1863.

Máscaras usadas com o gaz óxido Nitroso


 
Laser - Dependendo do tipo de aparelho, pode ser usado para: clareamento (usado no consultório para potencializar a ação dos géis clareadores), terapêutico (usado após cirurgias para melhorar a cicatrização ou para recuperação de lesões); remoção de cáries (na maioria das vezes é indolor, mas não serve para cáries próximas a restaurações de amálgama).

Tratamento odontológico com o auxílio do laser


 
Pontas diamantadas  - feitas para serem usadas no aparelho de ultra-som.

Pontas usadas em ultra som odontológico


 
Gel - de várias origens, são usados para dissolver a cárie a ser removida depois através de curetagem.

Gel a base de papaína no combate à cárie


 
Microscópio - Está chegando para ajudar os cirurgiões-dentistas a melhorar a visualização de seus trabalhos. Por exemplo: aprimorando o acabamento final das restaurações, diminuindo o tamanho dos pontos numa cirurgia ou até ajudando na hora de encontrar os canais num tratamento endodôntico.

Tratamento odontológico com o auxílio do microscópio


Esta é a Odontologia do futuro: mais qualidade, menos dor, maior rapidez e, quem sabe, um custo mais acessível a todos.



Uma coisa não mudou: todas essas técnicas modernas devem ser conduzidas e selecionadas por mãos habilidosas e treinadas para que tenham sucesso. Às vezes, isso envolve paciência, interesse e dedicação em busca do que é melhor.



Revista Vida e Saúde


Fontes das imagens:
http://www.edvino.odo.br/tecnologias.htm
http://fastdental.blogspot.com/2010/08/tratamento-com-laser-ajuda-combater-mau.html
http://www.clinicacanova.com.br
http://www.clinicaopencenter.com.br/especialidades.html

 


Um comentário:

  1. Olá, espero ainda ver estas novas opções de tratamento sendo usadas por nossos dentistas. Sei que o Gel de Papaína existe faz mais de 10 anos e nunca encontrei um dentista que o use. ( a maioria acho que nem conhece, e nem se atualiza).
    Abraço

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!