domingo, 28 de março de 2010

Conheça um pouco a Pastoral da Criança


Conhecendo um pouco a Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança foi fundada em setembro de 1983 na cidade de Florestópolis, no Estado do Paraná e se converteu no Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Presene em 42 mil comunidades pobres e nas 7 mil paróquias de todas as Dioceses do Brasil.
Por força da solidariedade fraterna, uma rede de 260 mil voluntário, dos quais 141 mil são líderes que vivem em comunidade pobres, 92% são mulheres e, participam permanentemente da construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno, em serviço da vida e da esperança. Cada voluntário dedica em média 24 horas ao mês a esta missão transformadora de educar as mães e famílias pobres, compartilhar o pão da fraternidade e gerar conhecimentos para a transformação social.
O objetivo da Pastoral da Criança é reduzir as causas da desnutrição e a mortalidae infantil, promover o desenvolvimento integral das crianças, desde sua concepção até os seis anos de idade. A primeira infância é uma etapa decisiva para a saúde, a educação, consolidação dos valores culturais, o cultivo da fé e da cidadania com profundas repercussões por toda a vida.
Desde a primeira experiência, a Pastoral da Criança cultivou a metodologia de Jesus Cristo, que é aplicada em grande escala. No Brasil, em mais de 40 mil comunidades, de 7 mil paróquias de todas as 272 dioceses e preladias. Está se estendeno a 20 países. Estes são, na América latina e no Caribe: Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Peru, Venezuela, Guatemala, Panamá, República Dominicana, Haiti, Honduras, Costa Rica e México; na África: Angola, Guíné-Bissau, Guiné Conakry e Moçambique e na Ásia: Filipinas e Timor Leste.
Desde a sua fundação, a Pastoral da Criança investe na formação dos voluntários e no acompanhamento de crianças e mulheres grávidas, a família e na comunidade.
Atualmente, existem 1.985.347 crianças, 108.342 gestantes de 1.553.717 famílias.
Os resultados do trabalho voluntário, com a místca do amor a Deus e ao próximo, em linha com nossa mãe-terra, que a todos deve alimentar, nossos irmãos, os frutos e as flores, nossos rios, lagos, mares, florestas e animais. Tudo isso nos mostra como a sociedade organizada pode ser protanista de sua transformação. Neste espírito, ao fortalecer os laços que ligam a comunidade, podemos encontrar as soluções para os graves problemas sociais que afetam as famílias pobres.
Como os pássaros que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.
Texto extraído do último discurso da Dra. Zilda Arns Neumann no Haiti pouco antes da sua morte.
Dra. Zila Arns Neumann
Médica pediatra e Especialista em Saúde Pública
Fundadora e Coordenadora da Pastoral da Criança Internacional
Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!