segunda-feira, 7 de abril de 2014

"A RAINHA DO CAFÉ"

Bandeira da cidade 

Patrocínio é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população contada em 2013 pelo censo era de 87.178 habitantes, sendo o principal centro da microrregião de Patrocínio, que pertence à mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Casa da Cultura de Patrocínio

Praça Matriz de Patrocínio

História

As origens da região começam com os bandeirantes, exploradores portugueses durante o período colonial, em que passaram por seu caminho para a Capitania de Goiás à procura de ouro e escravos. Em 1771 o Conde de Valadares, Capitão General de Minas Gerais, pediu para Inácio de Oliveira Campos fazer explorações e escavações na região. Em 1773, no vale do Rio Dourados, ele iniciou uma fazenda chamada Bromado dos Pavões. Este pequeno assentamento tornou-se parte da Capitania de Goiás, e o nome foi alterado para o Salitre. Em 1793 apareceram os primeiros habitantes e em 1800 foi construída a primeira capela. No momento da liquidação foi apenas um "Arraial", uma aldeia, e foi chamado Senhora do Patrocínio. Em 1819, tinha cerca de 40 casas feitas de barro e madeira coberta com telhas e sem qualquer argamassa. Em 1839 foi criada a freguesia e foi nomeado o primeiro pároco. Em 1840, Nossa Senhora do Patrocínio foi declarado um município separado de Araxá. Em 1858 parte do município foi desmembrado para criar Estrela do Sul . Em 1868 ocorreu outro desmembramento, criando Patos de Minas.
O nome da cidade é, supostamente, devido a um proprietário muito rico, que, segundo a lenda, vendo a sua única filha gravemente doente, pediu a proteção da Virgem Maria, prometendo a construção de uma capela se a menina fosse curada. Quando isso ocorreu, ele havia construído uma igreja, lhe sendo atribuído o nome de Nossa Senhora do Patrocínio.

Avenida Faria Pereira em Patrocínio 


Avenida Jacinto Barbosa em Patrocínio


Cratera de Patrocínio

Existe próxima à cidade (18° 54′ S 46° 50′ W) uma enorme cratera de 16 km de diâmetro. Por estar situada num planalto elevado, especulou-se uma origem vulcânica; contudo, não existem provas concretas de vulcanismo; todas as características indicam a possibilidade de ser uma cratera de impacto de asteroide. O assunto aguarda estudos geológicos mais aprofundados.


 Avenida Rui Barbosa em Patrocínio


Vista da Igreja Matriz em Patrocíno

Economia

A região tem uma economia baseada na pecuária e agricultura, com gado leiteiro sendo a mais importante atividade. É também o terceiro maior produtor de hogs no país. Há também muitas pequenas indústrias e o sector comercial é muito forte.
Patrocínio tem um rebanho bovino levantadas principalmente para o leite. De acordo com o IBGE, existem cerca de 132.000 cabeças, distribuído entre 2.166 produtores, responsáveis pela produção de cerca de 130.000 litros por dia, que é enviado principalmente para Belo Horizonte, seu principal mercado. Uma parte do leite é transformado em queijo e doces tradicionais.

 Escola Estadual Dom Lustosa


Prefeitura Municipal de Patrocínio


Parabéns aos seus 172 anos de emancipação política.



Fontes
Fotos Arquivo pessoal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Patroc%C3%ADnio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!