sábado, 15 de junho de 2013

SER UM BURRO...

COMO SE TORNAR UM BURRO


Por Wágno Lima


- Por qual motivo está buscando auxilio psicológico?

- Eu queria me sentir mais burro.

- Como assim?

- Alienado.

- Porque?

- As pessoas alienadas parecem ser mais alegres. Ao contrário de mim. Em vez de viver as situações eu reflito sobre elas.

- Por exemplo?

- Se estou beijando uma mulher fico refletindo sobre o sentido do beijo, da mesma forma quando estou me alimentando, bebendo água, fazendo as necessidades fisiológicas. Só não reflito sobre o sono porque estou dormindo. É bem mais produtivo refletir sobre algo quando se está experimentando esse algo.

- Como é sua rotina diária?

- Ler livros complexos, escrever livros e lecionar nos cursos de doutorado e pós-doutorado.

- Tem diversão?

- Sim. Escutar música clássica, jogar xadrez, assistir opera e teatro.

- Tem amigos?

- Bom, pra ser amigo de alguém é preciso ter características em comum. E a minha característica mais evidente é a inteligência, e como o senhor bem sabe, neste mundo de hoje é muito raro encontrar pessoas inteligentes. Se eu fosse burro não me sentiria tão sozinho. Em todo canto desse mundo me entrosaria fácil, porque o que não falta nessa vida é gente burra.

- O senhor tem certeza dessa decisão? Porque depois de se tornar uma pessoa burra provavelmente não vai ter mais volta.

- Apesar de ser uma decisão difícil estou certo do que quero. Por onde começo?

- Bom, vai ser doloroso no começo, mas aos poucos os resultados aparecerão.

- Certo.

- Vou lhe receitar uma rotina diária que deverá ser cumprida a risca. Pra começar o senhor irá parar de ler livros complexos e profundos e passará a ler livros de auto-ajuda. Retorne na próxima semana que receitarei outro habito.

Na semana seguinte.

- Leu os livros de auto-ajuda.

- Sim.

- Como se sentiu?

- Senti um enorme desprezo pelos autores dos livros e pena de quem os lê.

- Em algum momento se sentiu burro?

- Me senti humilhado, foi difícil até entrar na livraria e comprar os livros. Fiquei com medo de algum conhecido me ver.

- Pois bem, o senhor continuará lendo livros de auto-ajuda e vai agora também parar de ouvir música clássica e começar a ouvir música sertaneja. Aqui está uma lista de duplas sertanejas e alguns cantores solo de sertanejo universitário que estão ocupando o topo das paradas de sucesso. Compre todos esses Cds e escute pela manhã ao acordar e a noite antes de dormir.
Passado mais uma semana.

- Como foi a semana, já está se sentindo burro?

- A única coisa que estou sentindo é repulsa.

- Calma, o processo é demorado mesmo, como eu disse no inicio.

- Não sei se vou conseguir resistir, doutor. Passei a admirar as pessoas burras: é preciso muita força interior pra suportar tanta burrice.

- Pode chorar a vontade. Sei que é uma tarefa realmente difícil. Tem lenço aqui.

- Obrigado.

- Se quiser ainda ta em tempo de desistir.

- Não. Não. Já enxuguei as lagrimas. Agora que comecei eu vou até o fim. Qual o próximo passo?

- Continue a ouvir música sertaneja, ler auto-ajuda e acrescente na rotina assistir um reality show, novelas e principalmente não deixe de assistir televisão aos domingos, vale também um telejornal sensacionalista onde o apresentador fica o programa inteiro mostrando a mesma noticia e falando em um falso tom de revolta. O senhor também está estritamente proibido de ir a operas e assistir peças teatrais, comece a frequentar festas automotivas, por falar nisso, compre um saveiro, instale um som automotivo nele, e batize o carro com algum nome ridículo do tipo safadona poderosa, saveiro chorona... Nos finais de semana vá algum bar bem movimentado e ligue o som bem alto, mas só vale tocar pancadão. Com isso, o senhor pode ter certeza que vai está sempre rodeado de gente, e vai chover mulher na sua horta; mulheres adoram homens burros e indiferentes, pelos menos as mais jovens. Pare de ler os livros de auto-ajuda, não é pra ler mais nada. Decore o jargão da moda, ele deve sair de alguma novela ou filme. E pra finalizar não reflita mais sobre o sentido da existência das coisas e de si mesmo, viva sem tentar compreender a vida.

Seis meses mais tarde, enfim o inteligente se transforma em burro.

- Como está se sentido?

- Bem. Doutor, quem o senhor acha que vai ganhar o Big Brother?
   
  

Encontro de si mesmo


Fontes
Google Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!