quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dia de Combate à Violência a Pessoa Idosa

A pessoa idosa


Envelhecer para quem passou dos sessenta anos quer dizer aproveitar a vida.
A Organização Mundial de Saúde, em 2006, decretou o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violências que as pessoas idosas sofrem em seus lares, nas instituições ou nos espaços públicos.


Pesquisas apontam que o numero de idosos aumentou no Brasil. Essa população, ao contrário de antigamente, hoje esta mais ativa, saem de casa, alguns ainda trabalham e tiram o dia para se divertir. Entretanto, essa alegria, esconde a dor dos maus tratos e agressões que muitos idosos sofrem diariamente.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 90 mil idosos, vítimas de maus tratos, são internados por ano no Brasil, 70% das vitimas, são mulheres, dados que preocupa.

O problema é que na maior parte dos casos, a vítima, prefere preservar o autor da agressão, que muitas das vezes é própria família.

Hoje grupos e associações realizaram protestos na cidade para chamar a atenção da população para o dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa.
O envelhecimento populacional é, sem dúvida, um fenômeno mundial e vem acontecendo de maneira acelerada causando uma série de transformações principalmente sociais e econômicas, além de muitas preocupações. Uma delas é o aumento da violência contra a pessoa idosa. E a maioria dos casos ocorre principalmente no contexto familiar.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa tem com principal objetivo sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violências que as pessoas idosas sofrem em seus lares, nas instituições ou nos espaços públicos.

É preciso formar uma consciência para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger nossos idosos.



Fontes
Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!