sábado, 13 de novembro de 2010

Garanta a qualidade do seu sono


Dormir bem é tudo o que se quer. Estejamos felizes ou tristes, cansados ou relaxados, uma boa noite de sono, ou mesmo uma sesta na hora certa, fazem milagres pelo nosso bem-estar. Mas, embora a natureza nos prepare para dormir todos os dias, várias horas por dia, nem sempre nosso organismo corresponde a essa necessidade, e o resultado é o cansaço, a ansiedade e, muitas vezes, o mau humor.
Segundo o médico gaúcho Denis Martinez, autor do livro Como vai seu sono?, cerca de 50% dos idosos têm dificuldade para dormir. O problema acontece porque, à medida em que envelhecemos, os neurotransmissores que coordenam o nosso sono também envelhecem. "Os distúrbios do sono não têm origem psicológica, mas orgânica. A sociedade criou o mito de que a dificuldade de dormir tem relação com a consciência pesada, mas a causa da insônia é sempre física".

Ele observa que "o sentimento geral é de que o sono é um estado mágico, protegido por um 'anjo da guarda', e que não necessita cuidados. Só os que sofrem com seu sono sabem o quão errada é essa idéia. A prevenção de distúrbios do sono não é diferente de outras formas de prevenção. Ela exige cuidados. Assim como se deve escovar os dentes diariamente para evitar cáries e perda de dentes, deve-se também tomar cuidados com o sono para que não se venha a desenvolver insônia e outras doenças".


Veja algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono:


Primeiro de tudo, durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperadtura podem atrapalhar o sono.

Prepare-se para dormir. Crie seus próprios rituais, como a meditação, o relaxamento, a oração ou outra técnica de controle da tensão.

Evite olhar o relógio a cada vez que acordar: este hábito pode piorar uma eventual noite de insônia.

Pratique exercícios regularmente, pois isso melhora as condições do organismo. Mas procure fazer ginástica até seis horas antes de se deitar.

Não durma com fome. Uma boa dica é beber um copo de leite morno antes de ir para a cama: o leite é rico em triptofano, que é um precursor da serotonina - substância envolvida no processo de sono.

Faça refeições leves à noite. A partir dos 16 anos, a capacidade digestiva de nosso organismo começa a diminuir, e uma digestão difícil atrapalha terrivelmente o sono.

Use a cama apenas para dormir, e não para ver televisão, ler ou jogar videogame, pois esses hábitos são desfavoráveis ao sono.

Se estiver numa noite de insônia, não fique na cama forçando o sono. Levante-se, procure alguma atividade e só retorne quando sentir sono.
Tratamentos para a insônia e outros problemas: Se você tem dificuldade de dormir, e as mudanças de hábitos acima não solucionarem o seu problema, é fundamental procurar um médico e, se for possível, uma clínica do sono. Nessas clínicas, o paciente é monitorado enquanto dorme para ter seu problema diagnosticado com maior precisão. Os tratamentos para os problemas do sono variam de caso a caso - por isso a avaliação médica é tão importante.


Prejuízos com a falta do sono

Afeta o equilíbrio, a atenção e a memória.

Diminui o vigor físico.

Envelhece a pele precocemente.

Fica mais suscetível a infecções.

Deixa o raciocínio mais lento.

Causa sensação de olho pesado, sonolência e dor de cabeça.

Deixa o organismo sujeito a doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.

Ocasiona dificuldade em adquirir conhecimentos.

Altera o humor e causa irritabilidade.

Deixa a aparência com ar de cansaço e causa olheiras.

Dicas para Dormir Melhor

Pratique exercícios físicos regularmente, preferencialmente no fim da tarde.

Invista em um colchão de qualidade e use travesseiros adequados.

Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono.

Faça uma refeição leve antes de dormir: deixar o estômago vazio atrapalha o sono.

Cuide com líquidos durante a noite, pois a necessidade de urinar irá interromper a sequência do seu sono.

Tome um banho quentinho antes de dormir. Use óleos relaxantes e cremes: eles proporcionam sensação de bem-estar.

Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário.

Relaxe sua mente, livre-se dos pensamentos, preocupações e ansiedade.

Evite álcool a noite, as substâncias da bebida podem afrouxar a estrutura da região da faringe, comprometendo a respiração causando ronco.

Cuide com as substâncias estimulantes. Preste atenção no que ingere: chá, café, refrigerante e chocolate são bons exemplos de estimuladores que podem prejudicar o sono.

Evite ingerir tranqüilizantes, relaxantes e soníferos, pois eles podem criar hábitos indesejáveis para a conciliação do sono regular.

Vá para a cama somente quando estiver com sono. Deixe a cama caso não consiga dormir logo. E retome atividades relaxantes em ambientes com pouca luminosidade até ter sono novamente. Controlar as horas no relógio ao se deitar também é prejudicial, pois aumenta a ansiedade.

Medite. Já está provado que a meditação é uma técnica eficaz para reduzir a tensão, aumentar a criatividade e trazer profunda sensação de paz para os que a praticam. Meditar ajuda, de fato, a aprofundar o descanso. Quinze minutos por dia é o suficiente para obter resultados.



Fontes:
http://saude.terra.com.br
http://www.sabetudo.net/tudo-sobre-sono-e-dormir.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!