quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Como seria o mundo sem a linguagem?

LINGUAGEM E PENSAMENTO

Múcio Morais
Palestrante Motivacional e Coaching -
P N L - Programação Neurolinguistica aplicada



O PENSAMENTO - Pensar é formar conceitos que organizam nosso mundo, resolvem problemas, tomam decisões eficientes e efetuam julgamentos.
Pensamento ou cognição é a atividade mental associada com o processamento, a compreensão e a comunicação de informação.
Ao pensar sobre os incontáveis eventos, objetos e pessoas em nosso mundo, simplificamos as coisas. Agrupamos em conceitos – agrupamentos mentais de objetos, eventos e pessoas similares. Imagine a vida sem conceitos. Precisaríamos de um nome diferente para cada objeto e idéia. Não poderíamos pedir a uma criança para “jogar a bola”, porque não haverá conceito de bola.


Um tributo à nossa racionalidade é a habilidade de formar e usar conceitos. Outro é a nossa habilidade em resolver problemas ao lidarmos com situações novas. Resolvemos alguns problemas por tentativas e erros, por algoritmos (um procedimento passo a passo que garante uma solução), ou através da HEURÍSTICA (estratégias simples de aproximação).


Às vezes nem percebemos que usamos alguma estratégia para a solução de problemas; a resposta simplesmente nos ocorre. Todos podemos recordar ocasiões em que ficamos perplexos com um problema durante algum tempo. E de repente as peças se ajustaram e percebemos a solução. Chamamos esses súbitos lampejos de insight. Na experiência humana o insight proporciona um senso de satisfação. Depois de resolver um problema difícil ou descobrir como solucionar um conflito, nós nos sentimos felizes. A alegria de uma piada pode se encontrar também em nossa capacidade para o insight – a súbita compreensão de um final inesperado ou de duplo sentido.


LINGUAGEM
A linguagem consiste em símbolos que contêm significados, mais regras para combinar aqueles símbolos, que podem ser usados para gerar uma infinita variedade de mensagens. A linguagem, a forma assumida por grande parte do nosso pensamento, é constituída por vários elementos que afloram à medida que a criança amadurece. A linguagem corresponde à nossas palavras faladas, escritas ou gesticuladas e as maneiras como as combinamos à medida que pensamos e comunicamos. Os humanos há muito proclamam orgulhosos que a linguagem nos coloca acima de todos os outros animais.


Os animais podem exibir linguagem?

É óbvio que os animais se comunicam. As abelhas, por exemplo, comunicam a localização de alimento por meio de uma intrincada combinação de dança e som. E várias equipes de psicólogos ensinaram as diversas espécies de macacos, inclusive chipanzés, a se comunicar com humanos por meio de sinais ou apertando botões ligados a um computador. Macacos desenvolveram vocabulários consideráveis. Juntam palavras para expressar significado ou formular e atender a pedidos. Esses estudos revelam que os macacos possuem considerável habilidade cognitiva.
Todos concordam que só os humanos possuem a linguagem, se pelo termo significamos expressão verbal ou sinalizada de gramática complexa. Se queremos indicar apenas a capacidade de se comunicar por meio de uma seqüência significativa de símbolos, então os macacos também são sem dúvida capazes de linguagem.


PENSAMENTO E LINGUAGEM
Um mundo sem linguagem seria um mundo sem os conceitos e culturas que apoiamos na linguagem. A linguagem influencia o que pensamos, percebemos e lembramos. A educação, portanto, visa a aumentar nosso poder de palavra (e de pensamento). Contudo, muito pensamento não envolve palavra.
Algumas idéias, como a habilidade de perceber e lembrar cores diferentes, não dependem da linguagem, às vezes pensamos em imagens em vez de palavras, e inventamos novas palavras para descrever novas idéias. Assim, podemos dizer que o pensamento afeta a linguagem, que por sua vez afeta o pensamento.



Fonte:
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/linguagem-e-pensamento/26147/

3 comentários:

  1. André, bela postagem!!! e como diz um ditado japonês " Uma única palavra gentil, pode aquecer três meses de inverno", por sorte "ainda" temos a liberdade de expressão.
    Uma semana de energia positiva e luz para você.
    bjs
    Mara Bombo

    ResponderExcluir
  2. André,

    Textos interessantes por aqui.
    Parabéns!
    bj

    ResponderExcluir
  3. gostei do texto , o homem tem mesmo a mania de se por à frente dos demais seres , mera ignorância..

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!