quinta-feira, 14 de novembro de 2013

NOVEMBRO AZUL - ATENÇÃO HOMENS!




O que é o Câncer de Próstata?


O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e de acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, estão previstos 60.180 novos casos da doença no Brasil em 2012.


As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.


Este é um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.


O toque retal, que é rápido e indolor, mostra se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como a dosagem de PSA (antígeno prostático) no sangue e a biópsia, que é a retirada de fragmentos da glândula para análise. A partir dos resultados, o urologista poderá dar o diagnóstico correto.

Conforme o tumor cresce, há dificuldade de urinar; o jato de urina fica mais fraco; aumenta a frequência das micções, especialmente à noite; há dor ou ardência no ato de urinar ou na ejaculação; e um pouco de sangue pode aparecer na urina ou no sêmen. Em uma fase mais avançada, pode causar dores nos ossos, infecções generalizadas e até insuficiência renal.



Fatores de Risco

Assim como em outros tipos de câncer, a idade é um marcador de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após os 50 anos.

A história familiar de pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade é outro fator importante, podendo aumentar o risco de três a 10 vezes em relação à população em geral e refletir características herdadas e estilos de vida compartilhados entre os membros da família.

A influência da alimentação sobre a gênese do câncer ainda é incerta, não sendo conhecidos os exatos componentes ou mecanismos através dos quais ela pode influenciar o desenvolvimento do câncer da próstata. As evidências apontam que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobres em gordura, principalmente as de origem animal, não só ajuda a diminuir o risco de câncer, como também o risco de outras doenças crônicas não transmissíveis.

Também tem sido apontada uma relação positiva entre o alto consumo energético total e ingestão de carne vermelha, gorduras e leite e o risco de câncer da próstata. Por outro lado, o consumo de frutas, vegetais ricos em carotenoides (como o tomate e a cenoura) e leguminosas (como feijões, ervilhas e soja) tem sido associado a um efeito protetor.

Além desses, alguns componentes naturais dos alimentos, como as vitaminas (A, D e E) e minerais (selênio), também parecem desempenhar um papel protetor. Já outras substâncias geradas durante o preparo de alguns alimentos, como as aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, têm sido consideradas como componentes da dieta que poderiam aumentar o risco de câncer da próstata.

Outros fatores cujas associações com câncer da próstata foram detectadas em alguns estudos incluem o “fator de crescimento análogo à insulina” insulin-like growth factor, consumo excessivo de álcool e tabagismo.

Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata.
Em geral, sabe-se pouco sobre a maioria dos fatores estudados em relação ao câncer de próstata, já que os estudos epidemiológicos têm encontrado resultados inconsistentes. As justificativas que norteiam a detecção precoce do câncer da próstata, assim como de qualquer outro tipo de câncer é que, quanto mais inicialmente a doença for diagnosticada, maiores serão as chances de cura, além de permitir um tratamento menos agressivo e mutilante.




Campanha Novembro Azul


Preconceito, falta de informação, idéias equivocadas… Estas são algumas das características do comportamento masculino quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata. O assunto é delicado, todos sabemos. Por isso, surgiu a ideia de desenvolver uma Campanha especialmente voltada ao esclarecimento do tema e quebra de paradigmas, para mudar de vez o cenário nacional, que traz números cada vez mais alarmantes sobre o Câncer de Próstata.



Um Toque, Um Drible - Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata



Iniciativa busca quebrar os paradigmas da doença no Brasil por meio de ações interativas, realizadas em todo o País.

Uma pesquisa realizada no mês de maio de 2013 pela Sociedade Brasileira de Urologia com 5 mil homens revelou que 47% deles nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata. Ao tomarem essa atitude, eles engrossam o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens, levando à óbito mais de 10 mil.

Para mudar esse panorama, desde 2010 o Instituto Lado a Lado pela Vida promove a Campanha Um Toque, Um Drible. A Campanha busca promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao especialista e à realização do  exame de toque.

A Campanha Um Toque Um Drible, a começar pelo nome, que remete ao duplo sentido, entre o exame de toque retal e a “dar um toque”, um conselho, integra ações de conscientização entre homens, mulheres e também os jovens, para que a questão da saúde masculina seja um processo, construído ao longo da vida.

O público-alvo são homens a partir de 45 anos e grupos de participação ativa no processo de prevenção e cuidados, como família, parceiros e comunidade. Para alcançar os seus propósitos, a Campanha tem o apoio de importantes formadores de opinião, como o ex-jogador de futebol Zico.
Em 2013, a Campanha Um Toque, Um Drible já conta com um amplo calendário de ações em diversas cidades brasileiras, como Salvador, São Paulo, Barretos, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Natal, João Pessoa e Petrolina. Essas ações contemplam: iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação.

Este ano, a Campanha ganhou o reforço de mais uma conquista. Foi a criação do Movimento Saúde, Sustentabilidade e Vida, formado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, pela Fundação José Silveira e pelo Instituto Eco D. O objetivo do Movimento é fornecer orientações sobre saúde e sustentabilidade para a população do Brasil todo.


Ações já realizadas:

Desde sua criação, a campanha Um Toque, Um Drible, também já realizou diversas ações presenciais de interatividade, como: fóruns de discussão, participação em eventos culturais e esportivos e atuação no ambiente de trabalho, sempre com um exclusivo material de apoio, que é distribuído à população.


Apesar de ser realizada durante o ano todo, a Campanha tem em novembro o seu ápice. Em comemoração ao Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata foi criado o Novembro Azul, mês que conta com ações relacionadas à doença. Em 2012, entre outras, foram realizadas ações em estádios de futebol (Morumbi e do Canindé) durante o Campeonato Brasileiro e nas estradas do Brasil com uma ação educativa voltada aos caminhoneiros.


Informações contidas no site da campanha: 

http://umtoqueumdrible.ladoaladopelavida.org.br



Fontes
Google Imagens

2 comentários:

  1. Interessante teu blog! Gostei da prestação de serviço!
    Beijos no coração
    Eu! Leilinha

    ResponderExcluir
  2. Olá Leilinha, obrigado pela visita e comentário ao meu blog. Fique a vontade para desfrutar de coisas belas, interessantes e curiosidades que sempre posto.

    Volte sempre.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!