terça-feira, 20 de março de 2012

LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Dia 21 de Março:
DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL







A Organização das Nações Unidas - ONU - instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em memória do Massacre de Shaperville. Em 21 de março de 1960, 20.000 negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Isso aconteceu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos.


Racismo é crime.


Discriminação Racial


"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" Art. 1.



"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)




O sangue que corre nas veias do negro, 
Não tem diferença do teu, meu irmão. 

É filho valente da Pátria querida 
Amigo e patriota, como os brancos o são. 
Que importa a cor dele, se no peito lhe bate 
Febril coração? 
Sua alma difere acaso da tua?... 

Não vês o valor dos músculos de aço, 
Do olhar altaneiro, do riso tão franco? 

Deixa o preconceito, o orgulho de lado 
Que embota tua alma. 
Esse homem que luta, trabalha e que chora, 
Nasceu como tu, na terra adorada, 
No berço querido, no imenso Brasil!!!


Juliana Souza



Fontes
Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!