Palmas, uma cidade que nasceu para progredir.
Palmas é um município brasileiro, sendo a capital e também a maior cidade do estado do Tocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988. Antes desta data, Palmas foi planejada inicialmente pelos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, sendo que a partir daí, a cidade começou a ser construída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país. Entretanto, somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990, é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado, já que antes a cidade ainda não possuia condições físicas de sediar o governo estadual, que estava alocado temporariamente no município vizinho de Miracema do Tocantins.
A última cidade do século XX completamente planejada, já que a cidade nasceu e foi projetada desde o ínicio para ser a capital do estado do Tocantins, sendo também a mais nova capital estadual do país.
O crescimento de Palmas foi demasiado grande durante a década de 1990, para se ter uma ideia, em 1991 a cidade tinha uma população de 24.261 habitantes. No ano de 2000, a cidade já contava com 130.528 habitantes. Sua urbanização também cresceu nos últimos anos. Segundo dados do IBGE/2010 a cidade tem mais de 228 mil habitantes e esta em crescimento acelerado.
Palmas pelas luzes da Av. Joaquim Teotônio Segurado.
Origem do nome
O seu nome foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma (atual Paranã), sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do Rio Palma com o Rio Paranã. Outro fator que influenciou o nome foi a grande quantidade de palmeiras na região.
Ponte Fernado Henrique Cardoso iluminada sobre o lago formado no Rio Tocantins em Palmas.
A capital
Somente um ano depois com o desmembramento do estado do Tocantins do estado de Goiás pela Constituição de 1988 é que Palmas finalmente começou a surgir. No dia 10 de janeiro de 1989, a cidade de Miracema do Tocantins é definida como capital provisória do estado. Dia 15 de fevereiro de 1989, a Assembleia autoriza o então governador Siqueira Campos a desapropriar a área da Serra do Carmo e a leste do povoado de Canela para a criação da nova capital do estado idealizada pelo então governador da época. No dia 6 de março do mesmo ano, por decreto, é criado a Comissão de Implantação da Nova Capital (Novacap) e no dia 20 de maio de 1989 é lançada a pedra fundamental da cidade numa solenidade que reuniu cerca de 10 mil pessoas na Praça dos Girassóis. No mesmo dia, o governador Siqueira Campos acionou o trator, abrindo a Teotônio Segurado, primeira avenida da cidade.
Dia 19 de julho do mesmo ano, a Assembleia Estadual Constituinte aprova a Projeto de Lei do Executivo, criando o Município de Palmas, Lei que é sancionada dia 1º de agosto seguinte, quando Siqueira Campos confirma a transferência da Capital de Miracema do Tocantins para Palmas.[11]
Somente em 1º de janeiro de 1990 é que Palmas assumiu sua função de capital do estado, e os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema, para o plano diretor da nova cidade. Porém, as repartições do governo ainda não existiam e não tinham acomodações para alojar o pessoal administrativo.[10]
O primeiro prefeito de Palmas foi Fenelon Barbosa Sales
Munícipio de Palmas em meio ao Estado do Tocantins.
Parabéns Palmas pelos seus 22 anos! Espero que o seu sucesso seja a satisfação de seu povo para com a cidade e, que a satisfação desse povo se reflita em progresso, cuidados e muito zelo em favor de tudo de que é belo, cultural e natural que Palmas tem a nos oferecer.
Fontes
Google imagens
que cidade mais linda moro em sao paulo e pretendo ir conhece -la pois me parece muito organizada e muito bonita
ResponderExcluirVenha sim, Palmas é uma cidade de avenidas largas, cheia de canteros gramados, povo educado e simpático. Venha conhecer e apreciar.
ResponderExcluirObrigado pela visita ao blog e volte sempre.
Abraço.
André Ribeiro
Oi!!!! Moro em Santa Catarina e tenho tensiono mudar para Palmas. Gostaria de saber como é em termos de trabalho, na hotelaria....é muito quente? qual a porcentagem de jovens na cidade? ouvi dizer que 50% da população tem média 20 anos.
ResponderExcluirOlá "Anônimo" desculpe chamar assim, mas é que você não se identificou. Mas venha conhecer Palmas, a capital mais jovem do país, e planejada. Há sim um mercado promissor em todas as áreas, mas confesso que em questão de hotelaria há muitos, uns péssimos, uns bons, uns pouquíssimos excelentes. Mas é um Estado promissor e com grande crescimento. É quente sim, estamos no verão, de junho a outubro as temperaturas sobem e não há chuvas, o ar fica seco e venta bastante. Depois de outubro a abril há muitas chuvas, o clima fica mais gostoso mas frio aqui não existe. Eu sou de Minas e moro aqui a mais de 6 anos. Gosto da cidade porque vejo um potencial no desenvolvimento da cidade. Há muitos jovens, mas não vi uma pesquisa sobre ser 50%. Há algumas faculdades, como é uma cidade que foi criada, então todas as pessoas acima de 22 anos são de fora, sudeste, sul, norte, nordeste, centro-oeste e mesmo no interior do TO. O bom é você vir conhecer.
ResponderExcluirAbraço.
André Ribeiro
Estou com proposta pra morar e trabalhar em Palmas ano que vem. Sei que é muito quente, e que é muito bela tbm... E que o povo é muito acolhedor... Espero me mudar em breve... Adorei a cidade só pelas fotos.. mas acredito que qndo mudar vai ser melhor.
ResponderExcluirOlá "Mardiniz7", obrigado pelo comentário. Eu moro em Palmas hoje, mas eu sou de Minas Gerais. Aprendi a gostar dessa capital nova cheia de verde, de pessoas boas, acolhedoras e trabalhadoras. Palmas ainda tem muito a melhorar e com a nova esperança de um novo governo, tudo conflui para ser bom e melhor.
ResponderExcluirSobre você vir para cá, venha com vontade, aprecie, viva o que Palmas tem a lhe oferecer e seja imensamente feliz, realizado e que o sucesso seja uma conquista a braços dados. Conte comigo se precisar.
Abraço.
André Ribeiro