terça-feira, 3 de maio de 2011

O Terror ( Revolução Francesa)

A guilhotina


Na Revolução Francesa, o Reino do Terror, ou simplesmente O Terror, foi um período compreendido entre 31 de maio de 1793 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (prisão de Maximilien de Robespierre, ex-líder dos Jacobinos). Durante esse período as garantias civis foram suspensas e o governo revolucionário, controlado pela facção da Montanha dentro do partido jacobino, perseguiu e assassinou seus adversários (um número indeetrminado, entre 16.000 e 40.000 pessoas foram guilhotinadas). O Terror durou aproximadamente um ano, de meados de 1793 a meados de 1794.


O que inicialmente era uma perseguição velada aos girondinos tornou-se uma perseguição geral a todos os "inimigos" da Revolução, inclusive alguns elementos jacobinos ou que sempre haviam apoiado a mesma, como Danton. O Comitê de Salvação Pública era o órgão que conduzia a política do terror; sua figura de maior destaque foi Robespierre.


Execução do rei Luis XVI


Após a instituição da Convenção, o governo, precisando do apoio das massas populares (os sans-cullotes) promulgou diversas leis de assistência e garantia dos direitos humanos estabelecidos pela revolução (liberdade, igualdade, fraternidade). Houve certa resistência contra essas leis, que se somava à pressão externa contra a França.


O Terror terminou com o golpe do 9 de Termidor (27/28 de julho de 1794), que desalojou Robespierre do cargo de presidente do Comitê de Salvação Pública e no dia seguinte, Robespierre e Saint-Just e mais de uma centena de jacobinos foram executados na guilhotina.
Após o fim do período do terror, a revolução francesa assumiu definitivamente um caráter burguês, com o poder nas mãos do diretório (alta burguesia).



Pintura retratando a Revolução Francesa



Minha opinião: Sobre esse levante que acometeu o mundo hoje da morte de Osama Bin Laden, mentor de tantos ataques terroristas e milhares de vítimas cívis inocentes, veio a minha mémoria sobre O TERROR na Revolução Francesa, onde a barbárie, a crueldade e a procura por "justiça" se faziam reais e brutais. Fico na torcida e na contribuição de fazer o mundo melhor e mais cheio de paz.



Fontes
Google imagens

2 comentários:

  1. Também agradêço-lhe por seguir meu blog.

    Desejo-lhe uma excelente quinta-feira.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Valdeir Almeida. Boa quinta-feira para todos nós.

    Abraço.

    André Ribeiro

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!