domingo, 29 de novembro de 2009
sábado, 28 de novembro de 2009
Mensagem do dia
"NÃO EXISTE MENTIRA PIOR QUE UMA VERDADE MAL-INTERPRETADA PELOS QUE A OUVEM".
(Willian James, filósofo norte-americano `1842 - 1910`)
(Willian James, filósofo norte-americano `1842 - 1910`)
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Fundação Xuxa Meneghel
Video institucional da FXM
http://www.youtube.com/watch?v=LyKRNBDATUM
Transformando sonhos em histórias reais.
http://www.youtube.com/watch?v=LyKRNBDATUM
Transformando sonhos em histórias reais.
Música: Um Mundo Melhor
UM MUNDO MELHOR
Uma vez teve um incêndio na floresta.
E o leão, na confusão, franziu a testa.
Quando viu o beija-flor ficando lá.
Indo ao rio e pegando em seu biquinho.
Um pouquinho, d´água pra jogar.
Num incêndio, bem maior que um passarinho.
O leão se interessou em perguntar:
Por que é que você está fazendo isso?
Se esse fogo é muito grande pra você!
Faço isso, porque essa é a minha parte!
Não me importa se você nao vai fazer.
Esse exemplo de responsabilidade.
Cada um de nós devia ter.
Bastam gotas de boa vontade.
Pra que a gente possa então fazer...
Um Mundo Melhor...
Pro futuro não ser mais apenas utopia.
Um Mundo Melhor...
Pra esperança se realizar a cada dia.
Um Mundo Melhor...
Pra que nossos pais não tenham mais preocupações.
Um Mundo Melhor...
Pra todas as tribos, todas as nações.
Um Mundo Melhor...
Mais pra maioria e menos para minoria.
Um mundo melhor...
A melhor maneira de fazer democracia.
Um Mundo Melhor...
Pra que todos possam ter a sua liberdade.
Um Mundo Melhor...
Liberdade, mas sem irresponsabilidade.
Um Mundo Melhor...
Onde a gente não precise mais pedir ajuda.
Um Mundo Melhor...
Onde tudo pra melhor o tempo todo muda.
Um Mundo Melhor...
Pra gente só fazer amor e não fazer mais guerra.
Um Mundo Melhor...
Pros seres vivos habitantes do planeta terra.
Um Mundo Melhor...
Pra aqueles que trabalham para um novo mundo.
Um Mundo Melhor...
Onde não exista medo nem por um segundo.
Um Mundo Melhor...
Onde ninguem mata pra matar a fome.
Um Mundo Melhor...
Pros homens de bem e para o bem dos homens.
Um Mundo Melhor...
Pra conciência dos que têm tudo nessa vida.
Um Mundo Melhor...
Pra quem não tem nada, nem um prato de comida.
Um Mundo Melhor...
Um Mundo Melhor...
Um Mundo Melhor...
Um Mundo Melhor...
Pesquisa do IBGE
Número de ex-fumantes supera o de fumantes, diz IBGE
Edson Sardinha
Pesquisa divulgada hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o número de ex-fumantes no país supera o de fumantes. De acordo com o levantamento, 24,6 milhões de brasileiros com mais de 15 anos fumavam derivados de tabaco em 2008.
Isso representa 17,2% da população nessa faixa etária. O estudo mostra que 26 milhões de brasileiros (18,2% da população a partir de 15 anos) são ex-fumantes.
Esse grupo responde por 22% da população que não fuma.
A Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab) traça um panorama detalhado do uso de produtos derivados do tabaco em 2008. Mostra, por exemplo, que a região Sul e a zona rural têm o maior percentual de fumantes e que o hábito de fumar é mais comum entre pessoas de baixa escolaridade e renda. Veja as principais constatações do levantamento:
- 17,5% da população de 15 anos ou mais de idade eram, em 2008, usuários de produtos derivados de tabaco (fumado ou não), o que correspondia a 25 milhões de pessoas.
- 26 milhões de pessoas (18,2%) da população de 15 anos ou mais de idade são ex-fumantes.
- 22,0% dos não fumantes são ex-fumantes.- cerca de 3 milhões (equivalentes a 12,2% do contingente de fumantes e a 2,1% do total da população de 15 anos ou mais de idade) fumavam ocasionalmente.
- dos 24,6 milhões de fumantes de tabaco, 21,5 milhões (87,4%) fumavam todos os dias, o que correspondia a 15,1% das pessoas de 15 anos ou mais de idade.
O maior percentual de usuários estava no Sul (19,0%) e os menores no Sudeste e Centro-Oeste (16,9% em cada um).
- os maiores percentuais de fumantes de tabaco na população de 15 anos ou mais estavam no Acre (22,1%), Rio Grande do Sul (20,7%) e Paraíba (20,2%), enquanto os menores estavam no Amazonas (13,9%), no Distrito Federal (13,4%) e em Sergipe (13,1%).
- o percentual de fumantes de tabaco era maior na zona rural (20,4% ou 4,4 milhões de pessoas) que na urbana (16,6% ou 20,1 milhões de pessoas).
- o maior percentual de fumantes estava entre as pessoas sem instrução ou com menos de um ano de estudo (25,7% do total desse grupo).
- das pessoas que tinham 11 anos ou mais de estudo, 11,9% fumavam.
- o percentual de fumantes também era maior entre os que se declararam pretos ou pardos (19,0%) do que entre os brancos (15,3%).
- o grupo etário de 45 a 64 anos tinha a maior concentração de fumantes (22,7% das pessoas nessa faixa).
- a maior proporção de fumantes ou ex-fumantes diários com 20 a 34 anos de idade iniciou o hábito de fumar na faixa etária dos 17 a 19 anos (31,9%).
- 17,1% das pessoas de 15 anos ou mais de idade fumam cigarros; 85,4% delas diariamente.-os cigarros são o principal produto consumido pelos usuários de derivados do tabaco:
os fumantes de cigarro somavam, em 2008, 24,4 milhões de pessoas, 99,5% do total de usuários de tabaco fumado.
- os fumantes de cigarro representavam 17,1% dos brasileiros de 15 anos ou mais de idade, 21,5% dos homens e 13,0% das mulheres nessa faixa etária.
- a maior parcela dos fumantes diários de cigarro (33,9%) fumava entre 15 e 24 cigarros por dia (35,6% entre os homens e 31,2% entre as mulheres).
Na zona urbana, esse percentual chegou a 36,1%.
- mais da metade dos fumantes diz que planeja parar, mas só 7,3% no curto prazo.
- fumantes da região Sul gastavam, em média, quase R$ 100 por mês com cigarros.
- as campanhas contra o fumo veiculadas em televisão ou rádio foram percebidas por 67,0% das pessoas de 15 anos ou mais de idade, proporção que foi de 67,7% entre os fumantes e de 66,9% entre os não fumantes.
- 65,0% pensaram em parar de fumar por causa das advertências nos maços de cigarro.
- 93,0% dos fumantes acreditam que o cigarro pode causar sérias doenças.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Dica de música
LEGIÃO URBANA E OS PARALAMAS DO SUCESSO
"Legião Urbana e Paralamas - Juntos"Num belo exemplo de recuperação do valioso acervo musical que descansa nos arquivos da Rede Globo, este pacote com DVD e CD traz o especial que uniu Legião Urbana e Paralamas do Sucesso em 1988. Tudo isso com os bônus de apresentações das duas bandas no extinto programa Globo de Ouro e as faixas em áudio no disco extra.
O mais interessante nas 13 faixas do especial é o registro de duas das mais importantes bandas do rock nacional nos anos 80, numa fase em que já haviam atingido certa maturidade, mas ainda estavam no auge do vigor e energia. Aliando adrenalina extra ao suingue e destreza instrumental incomparáveis entre seus contemporâneos, os Paralamas fazem bonito. Além de sucessos obrigatórios como "Alagados" e "Meu Erro", se dão bem ao trazer o dancehall jamaicano à Bahia em sua versão de "Depois Que o Ilê Passar", do bloco Ilê Aiyê.
Nos extras, quatro apresentações dos Paralamas e três da Legião no Globo de Ouro entre 1984 e 1987, além do antológico clipe de "Que País é Este" feito para o Fantástico, que vale pela mistura de imagens de protesto com o charmoso padrão de edição dos anos 80. (PEDRO CARVALHO)
domingo, 15 de novembro de 2009
Para reflexão com Diogo Mainardi
Postado em sábado, 7 de novembro de 2009 0:01
“Aqui, Claude Lévi-Strauss descobriu o homem reduzido à sua condição de molusco. Perseguido pelo nazismo na II Guerra Mundial, ele tentou refugiar-se no país, mas Getúlio Vargas, o molusco que naquele tempo presidia o Brasil, fechou-lhe as portas”.
Claude Lévi-Strauss descobriu o Brasil. O Brasil é assim mesmo: é descoberto e redescoberto continuamente, desde 1500. Se os portugueses, em 1500, descobriram o Brasil seguindo a corrente marinha, Claude Lévi-Strauss, quatro séculos mais tarde, em 1939, descobriu-o seguindo a linha telegráfica do marechal Rondon, em Mato Grosso. Ali, depois de se afastar da “escória de Cuiabá”, ele encontrou uma série de aldeias de índios em estado bruto, intocados pelos costumes do homem branco. Em particular, os nambiquaras.
Num de seus ensaios antropológicos, Claude Lévi-Strauss observou a indigência cultural dos nambiquaras e comparou-os a “uma raça gigante de formigas”. Eles se caracterizavam por ter orelhas grandes, por embriagar-se com “chicha”, por tocar uma música de uma nota só, por entreter-se cuspindo no rosto uns dos outros e por ignorar o estojo peniano devido à sua apatia sexual. Antes de Claude Lévi-Strauss, o geógrafo Edgar Roquette-Pinto já comparara os nambiquaras a “homens da Idade da Pedra”, acrescentando que a “pneumatose intestinal fá-los companheiros desagradáveis”. E o presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, que passara por lá em 1914, acompanhado pelo marechal Rondon, dissera que os nambiquaras eram “ingênuos e ignorantes como animais domésticos”.
O contato com os nambiquaras deprimiu Claude Lévi-Strauss. Ele passou a se perguntar: “O que viemos fazer aqui? Com que esperança? Com que finalidade?”. Ele só conseguiu encontrar a resposta alguns anos depois, quando estabeleceu as bases do estruturalismo: “O maior interesse oferecido pelos nambiquaras é que nos defrontamos com uma das formas de organização social e política mais simples que se possam imaginar”. E prosseguiu: “A diferente estrutura do aparelho digestivo de homens, bois e moluscos não indica diferentes funções de seus sistemas digestivos. A função é sempre a mesma, podendo ser mais bem estudada e compreendida em suas formas mais simples, como a de um molusco”.
No Brasil, Claude Lévi-Strauss descobriu o homem reduzido à sua condição de molusco. Perseguido pelo nazismo na II Guerra Mundial, por ser judeu, ele tentou refugiar-se no país, mas Getúlio Vargas, o molusco que naquele tempo presidia o Brasil, simplesmente lhe fechou as portas. Claude Lévi-Strauss morreu na última semana. Setenta anos depois de seu contato com os nambiquaras, seguindo a linha telegráfica do marechal Rondon, nós ainda nos caracterizamos por tocar música de uma nota só, por cuspir no rosto uns dos outros e por sofrer de pneumatose intestinal. Nós ainda temos uma das formas de organização social e política mais simples que se possam imaginar. E nós ainda procuramos responder às mesmas perguntas: o que viemos fazer aqui? Com que esperança? Com que finalidade?
Por Diogo Mainardi
Visite o site: www.veja.abri.com.br/blog/mainardi
sábado, 14 de novembro de 2009
Mensagem do dia!
"Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."
Odontologia
Primeira Semana de Saúde Bucal de Piraquê
"Uma Busca Constante pela Qualidade de Vida"
Ações educativas e preventivas em saúde bucal na rede pública em homenagem a semana do cirurgião dentista (26/10 a 30/10/2009).
Sempre para uma Odontologia melhor.
Diga bom dia!
Diga bom dia!
"Todos os dias nasce com um imenso poder de fazer o início de um grande dia.
O futuro já começou.
Todo o dia, a cada manhã o futuro chegando para nos despertar.
Vem trazendo um novo amanhã, mais uma chance para recomeçar.
É o sol que vem iluminar.(...)
Diga bom dia!"
domingo, 8 de novembro de 2009
Odontologia: Odontológia Estética
O sorriso é símbolo de felicidade, de satisfação e realização. É uma expressão marcante da pessoa e transmite seus sentimentos. Proporcionar o bem-estar com o próprio sorriso é o objetivo da Odontologia Estética. Utilizando-se de modernas tecnologias e materiais, a especialidade é capaz de promover uma verdadeira “plástica sem bisturi”, contribuindo para uma aparência mais jovem, harmônica e saudável.
Uma das técnicas mais utilizadas atualmente para melhorar o sorriso e a harmonia facial é a aplicação de facetas de porcelana, indicadas para dentes desgastados, manchados, fraturados, com malformações congênitas ou adquiridas. Segundo o especialista em reabilitação oral, Dr. Joel Mauri dos Santos, o procedimento também apresenta excelente resultados na correção de pequenas deficiências como sulcos naso-labiais profundos, lábios estreitos e pequenas rugas verticais no lábio superior, por meio da recuperação dos dentes.
O tratamento consiste na colocação das facetas onde o dente está desgastado para que ele fique com a posição correta e a altura ideal para que não comprometa a estrutura do rosto. Isso faz com que os músculos de sustentação da face e os do sorriso ganhem tonicidade, ou seja, voltem à posição de trabalho e, com isso, as rugas tendem a desaparecer. “As facetas de porcelana ainda auxiliam na proteção dos dentes naturais, deixando-os mais fortes e prevenindo-os de fraturas”, destaca Santos.O especialista afirma que na maioria dos casos o tratamento não é muito demorado e, devido ao avanço das novas tecnologias, pouco doloroso. O material e a tecnologia empregada no processo são produzidos em parte na Suécia.
Opções – Além da aplicação de facetas de porcelana, outros procedimentos auxiliam na conquista de um sorriso perfeito, como o clareamento dental, limpezas periódicas no consultório e uma boa higiene bucal. Uma novidade oferecida na clínica do Dr. Joel é o Easyshare, um aparelho que identifica a cor exata do dente, aperfeiçoando a técnica em relação à escala manual utilizada pela maioria dos dentistas. O resultado é uma maior precisão nos procedimentos estéticos.
Diferenciais – Entre os diferenciais da clínica está o trabalho laboratorial integrado. Junto ao consultório, existe um laboratório próprio preparado para atender a todas as necessidades dos pacientes, o que garante a qualidade dos serviços prestados. Além disso, Dr. Joel utiliza anestesia computadorizada, feita somente na área a ser tratada, reduzindo a dor.Todos os procedimentos são filmados por uma câmera e os casos são fotografados, o que permite o monitoramento do tratamento e maior precisão no resultado final. O material fica arquivado e o dentista pode acompanhar todo o histórico do paciente.
A clínica ainda utiliza a radiografia digital, que reduz em 90% a exposição à radiação, e faz o diagnóstico do nível de profundidade da cárie por laser.
Dicas para um belo sorriso: - Após as refeições, sempre escove os dentes e a língua. - Utilize fio dental, pelo menos uma vez ao dia. - Dê preferência a escovas com cerdas macias e cabeça pequena. - Tenha uma vida equilibrada. O estresse pode desencadear doenças como o bruxismo, que se caracteriza pelo ranger involuntário dos dentes. - Evite morder tampas de caneta ou clipes, roer unhas ou abrir garrafas com a boca. Os dentes têm a única função de mastigação. Hábitos diferentes podem ser lesivos e destrutivos, desgastando e diminuindo os dentes. - Mantenha uma dieta saudável. - Faça visitas regulares ao dentista. - Relacione-se bem consigo mesmo. Ter auto-estima é o primeiro passo para o sorriso perfeito.
Fontes: Revista Fator e htt://odontofcrs.blogspot.com
Mensagem do dia: O hoje
O HOJE
Um dia, quem sabe um dia, nascerá o momento da incrível divergência do que acontece com oque pode a vir a acontecer. Saber a real necessidade de buscar algo em nós e nos outros para deslumbrarmos em cantos e cantigas, em ilusão com utopia.
Um dia chegará a luz da imaginação para guiar contundentes, atravessantes e complacentes com a justiça, a política e em especial com a Humanidade. Por que a própria condição humana faz do homem um ser incompreensível, negligente e concreto. Mas não acaba nisso tudo.
"Um dia alguém vai surgir de um lugar que ninguém sonhou e verá o mundo que não se acabou".
Todo ser humano é concreto na medida da sua vocação em se ter prazer e desenhar condições, por que já de sua natureza consiliar afazeres e compartilhar migalhas onde um pode e outro dá. O mundo é incoerência sensata quando da mente sai o equilibrio da magnitude do ser em voz.
Pensem nisso!
André
sábado, 7 de novembro de 2009
Mensagem: Fernando Pessoa
DO TINTEIRO AO PAPEL
ANÁLISE
Tão abstrata é a idéia do teu ser
Que me vem de te olhar, que, ao entreter
Os meus olhos nos teus, perco-os de vista,
E nada fica em meu olhar, e dista
Teu corpo do meu ver tão longemente,
E a idéia do teu ser fica tão rente
Ao meu pensar olhar-te, e ao saber-me
Sabendo que tu és, que, só por ter-me
Consciente de ti, nem a mim sinto
E assim, neste ignorar-me a ver-te, minto
A ilusão da sensação, e sonho,
Não te vendo, nem vendo, nem sabendo
Que te vejo, ou sequer que sou, risonho
Do interior crepúsculo tristonho
Em que sinto que sonho o que me sinto sendo.
Fernando Pessoa, 12-1911
Música: Sob o Sol
Sob o Sol
Marcus Viana e Malu Aires
Sobre as nossas cabeças um sol
Sobre as nossas cabeças a luz
Sob as nossas mãos a criação
Sobre tudo que mais for do coração
Luz da fé que guia os fiéis
Breu deserto sem água e sem pão
Faz pedras de um rio brotar
Faz do céu chover forte um manar
Quebra o vaso de barro do teu coração
Com o melhor vinho do teu amor
Depois quer a lei que ele se perca no chão
E floresça um deserto a seus pés
Regando as areias,recriando regatos e as luzes do Éden das flores
Na terra dos homens,no circo dos anjos guardiões,implacáveis no céu
Dançamos a dança da vida no palco do templo de atos de DEUS.
Árvore santa dos sonhos,os frutos da mente são meus e são teus
Nossos segredos guardados enfim revelados nus sob o sol
Segredos de DEUS tão guardados
Enfim revelados nus sob o sol.
Tema da novela "O Clone" de Glória Perez
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Saúde: Perder peso de maneira errado pode prejudicar a saúde
Perder peso de maneira errada pode prejudicar a saúde
O peso do ser humano é um fator que influencia diretamente a saúde do corpo. A perda de peso é o desejo de muitas pessoas, mas o que nem sempre elas sabem é que, se não for feita de maneira adequada, a perda de peso pode fazer mal à saúde.
O peso corporal de uma pessoa é composto por vários substratos: gordura, músculo, osso, água e sais minerais. Quando se perde peso, perdemos também alguns destes substratos. Por isso, é muito importante ficar atendo a composição corporal, pois isso influenciará a saúde, a estética e o resultado final, assim como a manutenção deste resultado. O ideal durante a perda de peso é perder gordura corporal e manter ou ganhar massa muscular.
IMC – Índice de massa Corporal
Nem sempre quem apresenta um IMC adequado está com o seu peso corporal na medida certa, pois este índice mede o peso num total e não diferencia os substratos que formam a composição corporal, portanto, não mede o percentual de gordura do indivíduo.Perda de massa muscular. Um dos fatores mais negativos para a perda de peso sem controle é a diminuição de grande parte da massa muscular, pois quanto mais se diminui este substrato de nossa composição corporal, mais lento fica o metabolismo humano, ou seja, menos energia o corpo gasta para manter suas funções fisiológicas, aumentando assim a probabilidade de recuperar o peso perdido.
O corpo que perdeu massa muscular pode recuperar o peso por meio da gordura e com o decorrer desse processo aparece o famoso efeito sanfona: emagrece, engorda, emagrece, engorda. Perder peso com qualidadeO ideal é manter uma dieta bem balanceada que proporcione os nutrientes nas quantidades adequadas para o organismo, respeitando a individualidade bioquímica de cada pessoa.
Quando necessário podem ser utilizados suplementos alimentares funcionais, como algumas substâncias antioxidantes (vitamina E e C) ou alguns suplementos termogênicos, que aumentam a queima de gordura corporal. A prática de alguma atividade física, na medida certa, também é fundamental para se manter uma boa qualidade na perda do peso.
Dr. Fausto Mota – Nutricionista - CRN 4970
Texto publicado em 23/08/2009
Mensagem do dia
"O olho do observador interfere no objeto observado. Só um fantasma se embrulha no seu passado, explicando a si próprio com autodefinições baseadas numa vida já vivida. Você é aquilo que escolhe ser hoje, não o que escolheu antes".
(autor desconhecido)
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Reportagem: SEXO e a CORRIDA
A prática do esporte contribui para ter uma vida sexual ativa e prazerosa
O ser humano tem a corrida no sangue desde sua origem. O ato da concepção promove uma disputa natural, em que o espermatozóide mais rápido e “bem condicionado” é que fecunda o óvulo e dá origem ao homem, nove meses depois.
No ato sexual, uma boa condição física também ajuda, já que a atividade de procriação é também um exercício físico. Pele rosada, suor, batimento cardíaco e frequência respiratória acelerados etc. Esses sintomas descritos podem estar relacionados à corrida, mas também à prática sexual.
“O sexo pode ser considerado um tipo de atividade física. Um ato sexual convencional tem uma intensidade de aproximadamente 4,5 a 5,0 METs (um MET é o consumo de oxigênio em repouso). Isso equivale a um trote entre 7,2 e 8,0 km/h”, explica José Kawazoe Lazzoli, cardiologista, médico do esporte e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
“Claro que depende da forma como é feito, mas uma relação sexual que dure em média de 10 a 15 minutos pode gerar uma perda de 200 a 450 calorias. Não podemos dizer, por exemplo, que o sexo serve para perder peso, ou uma melhora cardiovascular, mas também pode ser considerado uma atividade física”, completa Renato Romani, fisiologista da Unifesp.
Um bom condicionamento também pode ser benéfico na hora do ato sexual. Por ambos exigirem um certo preparo, quem corre está mais apto a suportar todas as exigências físicas na hora da transa, como explica Martin Portner, médico neurologista e autor do livro “Inteligência Sexual”.
Mas e a libido, o apetite sexual, será que aumenta com a prática do esporte? Romani explica. “Não podemos dizer que correr aumenta a libido, mas com a atividade física, o corredor tem uma maior produção de testosterona, que tem relação direta com o desempenho sexual”.
“Para algumas pessoas o ato sexual pode servir para relaxar um pouco, dissipando assim o nervosismo natural antes de uma prova. Não vejo nenhuma influência no resultado da corrida”, afirma Lazzoli.
Por Fausto Fagioli Fonseca
Mais informações no site: http://www.02porminutos.uol.com.br/
Vinícius de Moraes
Assinar:
Postagens (Atom)