quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

123 ALÔ!

Ação Social em favor da Vida


O 123Alô! - A voz da criança e do adolescente é um canal de expressão e participação direta da criança e do adolescente voltado para a garantia de seus Direitos. Baseia-se, especialmente, em dois princípios gerais da Convenção dos Direitos da Criança, ratificados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA: o direito de ser ouvida e ter sua expressão levada em consideração.

Acima de tudo é um canal de diálogo que propicia um espaço de desenvolvimento da atitude cidadã de crianças e adolescentes contribuindo para sua inserção proativa na sociedade.

O 123 Alô! E os marcos legais
Atende ao direito da criança à livre comunicação e expressão de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Convenção Internacional dos Direitos da Criança e as recomendações do Comitê dos Direitos da Criança da ONU para o Brasil.

Atende às recomendações da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (Tunísia: novembro, 2005) e ao Estudo da Violência contra as Crianças das Nações Unidas (agosto, 2006) que colocam a infância e adolescência como foco de ação prioritária e destacam a importância da participação cidadã deste público.

A equipe do 123Alô! é composta por profissionais de diferentes formações, todos com larga experiência na área da criança e do adolescente, favorecendo um atendimento qualificado e a possibilidade de acolher diferentes demandas desse público específico.


Como funciona?

O 123Alô! - A voz da criança e do adolescente promove a comunicação através de um serviço telefônico ou por internet, possibilitando um acesso fácil e gratuito. O atendimento acolhe as expressões, os posicionamentos, as emoções, dúvidas, os pedidos de ajuda, além de oferecer informações e orientações às crianças e aos adolescentes que entram em contato com o serviço. 

O 123Alô! garante a confidencialidade. No serviço telefônico, em hipótese alguma faz ligações, nem mesmo de retorno, para quem o acessa. O atendimento pela internet também preserva a identidade da criança ou adolescente caso eles não queiram se identificar.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, exceto feriados.

O atendimento é feito por uma equipe interdisciplinar, continuamente capacitada, que tem como ações permanentes: 

•  oferecer escuta qualificada a todas as crianças e adolescentes que busquem o atendimento por motivações diversas;

•   encaminhar aos serviços de atendimento especializados da rede de atenção à criança e ao adolescente, quando necessário e possível, potencializando assim a articulação dos órgãos que integram o Sistema de Garantia de Direitos (SGD);

•  gerar informações através de banco de dados próprio contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas;

•  desenvolver uma metodologia que favoreça a replicação nacional do serviço;

•    realizar encontros com crianças e adolescentes, em seus locais de convivência, para sensibilizá-los, divulgar e avaliar o serviço visando garantir sua qualidade e aprimoramento.


Temas abordados

Dentre os principais temas abordados pelas crianças e adolescentes em nossos atendimentos, podemos citar: informações; relacionamentos; cotidiano; sexualidade; educação; violência extrafamiliar e intrafamiliar.


Parceiros

 implantação do 123Alô! - A voz da criança e do adolescente foi viabilizada com o investimento da Ursula Zindel-Hilti Foundation, assim como do Instituto Embratel, da Rebouças & Associados e da PricewaterhouseCoopers. Em sua continuidade recebe o apoio da Insight Consulting. Todas essas instituições fazem parte do Conselho Gestor.

Conta também com a colaboração continuada dos parceiros que fazem parte do Conselho Consultivo do 123Alô!: ASHOKA Brasil-Paraguai, Associação Saúde Criança, Evangelina e Arte Contemporânea, CDI – Centro de Democratização da Informática, Fundação Xuxa Meneghel, Instituto Promundo, Terra dos Homens.


Parcerias estratégicas

Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República/ Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA.

Secretaria Municipal de Educação e MULTIRIO.

UNICEF - Escritório Rio.








www.noos.org.br/123alo



 Fontes
Google Imagens

2 comentários:

Olá, obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do meu Blog e do que encontrou nele e, retorne sempre que quiser, estou esperando você aqui de novo! Que tal deixar um recado!